Wireless e WiFi

Acesse também Radio , Provedores Wireless , POE e Provedor - Como Montar

Wi-Fi: o mapa da mina dos hotspots

Image1° Wirelless Mundi
Banda larga sem-fio: as tecnologias na disputa.

Acesso via radio ( wireless - WiFi ) gratuito :  WayNet http://www.waynet.com.br/ 

HotSpot : Brooklin - São Paulo - SP

UNOTEL -  www.unotel.com.br  - Licença SCM / WiFi

POWER OVER ETHERNET - Usando cabos de rede para alimentar APs, Hubs, Switches, etc...

CFW - Calculos e Fórmulas Wireless 
Software em portugues para calculo de enlace em redes wireless com chat embutido para suporte e conversa entre colegas wireless.

Postes - Compartilhamento de estruturas

Principais Unidade de medidas Wireless

Assistência Técnica

Configurando uma rede sem fio - Definições e Prática
Por Renato Cesar Penha

Montar um ambiente wi-fi é fácil, barato e moderno

Rede Wi-Fi doméstica - Com Fazer 

Wireless FAQ: Setup and Configuration


O provedor Terra têm artigos interessante sobre WiFi,
voltado para usuários domésticos:

  1. O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi Parte 1
  2. O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi Parte 2
  3. Especial WiFi Terra

O UOL também tem especiais:

  1. WiMax promete levar acesso para todos
  2. Entenda os termos do mundo Wi-Fi
  3. Segurança é fator-chave na rede wireless
  4. Rede Wi-Fi liberta os micros dos cabos

A PC WORLD também tem algo:

Monte uma rede sem fios


O Município de Sud Menucci apresenta sua experiência em Como montar um Provedor de Internet via rádio


COMO MONTAR UM PROVEDOR

  1. Aspectos Jurídicas
  2. Insumos
  3. Rede
  4. Wireless

Compartilhamento - O que você pode e que não pode fazer

Cuidado !

Você não pode fornecer serviços de telecomunicação por radio ou cabo, sem ter licença SCN própria, ou terceirizar os seus links

Regularize sua empresa na ANATEL

UNOTEL -  www.unotel.com.br  - Licença SCM / WiFi


Links Úteis

Projeto de Redes

CFW - Calculos e Fórmulas Wireless 
Software em portugues para calculo de enlace em redes wireless,
com chat embutido para suporte e conversa entre colegas wireless.

Principais Unidade de medidas Wireless

WiMax - O complemento que faltava
O WiMax promete romper barreiras do acesso à internet em alta velocidade por redes sem fio.

Q Check - Software para medições, basicamente de Tempo de Resposta e Through-put - ZIP 8 Mb

NetScrumbler - Software de Análise do Spectro, faz medições de tudo que está no ambiente em redor, e medição de Relação Sinal/Ruído (SNR) entre outras. - ZIP 280Kb

www.redenetworks.com.br - Regularização da venda de Acesso via WiFi

www.brc.com.br - Sistema de controle de usuários - Linux

Bandwidth Controller for Windows - Software para controle de banda
Faz controle de banda individual, por IP - ZIP 526Kb

www.netlimiter.com - Controle de banda para Windows

www.bandwidthcontroller.com - Controle de banda para Windows

JDSoft Bandwidth Manager 1.0 - Controle de banda para Windows

DU Super Controler 1.90 - Controle de banda para Windows

SoftPerfect Bandwidth Manager – Bandwidth limiter and traffic shaper for Windows

Wireless FAQ: Setup and Configuration Muito bom e prático, mas em inglês...

Wireless Networking Need To Know 2006 - Muito bom, mas em inglês...
TFTP Server
- Software servidor de TFTP para Win, usado para fazer upload de firmware - ZIP 10 Mb 


AMPLIFICADORES
Evite usar AMPLIFICADORES !
Eles amplificam o sinal e também o ruido.
Tente colocar antenas direcionais ou setoriais, com ganho maior !!!. 
Tem um material escrito pelo Cartilhos que é muito show, em um deles cita sobre esse caso
Inimigo de peso em redes wireless

Navegação sem fio - Artigo do Correio Brasiliense


Inimigo de peso em redes wireless
Autoria de Florencio Castilhos da Silva

REDE WI-FI DOMÉSTICA - Como fazer by wirelessbrasil

PoE (Power Over Ethernet)


Mini how-to para wireless micro-a-micro usando Linux Kurumin, rede sem ponto de acesso By RodriGNU®

Instalando placas Wireless no Linux Por Carlos E. Morimoto 16/11/2004 


INFO

Como montar uma rede sem fio padrão 802.11b

Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar. 
Configuração do Windows 
Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar. 
Acesso à internet 
Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet. 
Proteção contra intrusos 
Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem.Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro.Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm. No teste do INFOLAB, o software funcionou bem sem nenhum ajuste adicional. 
Matéria retirada do Link Dicas da Info Exame OnLine


Celular Wi-Fi é anunciado nos Estados Unidos

O site, www.brasilmobile.compossui uma seção de Downloads, Artigos e Documentos, WLAN Geral que possui diversos tutoriais, papers e artigos sobre o WiMax 802.16, inclusive com detalhes técnicos de utilização e operação.

O link direto para a seção é:
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=view_category&Itemid=26&subcat=11&catid=66&limitstart=0&limit=10 

Outros links diretos:

Wimax, a Internet sem fio do futuro

Wimax - Tutorial da Intel
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=76&limitstart=0&limit=10 

Wimax - Tutorial da Alvarion
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=77&limitstart=0&limit=10 

Wi-Fi versus WiMax
http://www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=com_docman&task=docclick&Itemid=26&bid=72&limitstart=0&limit=10 

Conrado Navarro
www.brasilmobile.com 

Tecnologia WiMAX By Edson Rodrigues Duffles Teixeira

Revista do WiMax

O acesso via rádio (wireless) está se tornando técnica e comercialmente cada vez mais viável.

Como todas as tecnologias, tem suas limitações, mas dentro de limites te proporciona autonomia, independência das concessionárias de telecomunicação.

Leia um ensaio sobre uma nova e provável realidade:

Imagine se o Pão de Açúcar montasse uma Rede de Serviços com WiMAX?

Intel e LG fazem acordo para internet sem fio

UNIVERSIDADE GAÚCHA USA WI-FI NA SALA DE AULA
A tecnologia Wi-fi vem ajudando os alunos do curso de Comunicação Social da PUCRS. Desde 2001, todos os três andares do prédio da faculdade permitem a conexão à Internet sem o uso de cabos.

Informativo sobre o novo panorama da conexão sem fio (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003

Informativo técnico sobre a tecnologia 802.11b (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003

Informativo técnico sobre segurança (PDF) 0.1 MB - 28/04/2003 

Plano de atribuição, destinação e distribuição de faixas de freqüências no Brasil (PDF) 0.6 MB - 06/08/2002

Acesso Público a Internet através de redes sem fio (Wi-Fi)

http://www.wirelessbrasil.org/ - Site especializado em Wireless

Wi-Fi para usuários - Impactos e tendências

THE WIRELESS LAN BIBLE Muito abrangente, excelente !

Hardware Router Need To Know 2006

What Is VoIP? Introducing Our VoIP FAQ

Wireless Networking Need To Know 2006

2.4GHz Antenna Gain vs. Range Table

802.11g NeedToKnow - Part 1

802.11g NeedToKnow - Part 2

Gigabit Ethernet NeedToKnow - Part 1

WPA - Wireless Security for the rest of us

Wireless LAN (WLAN) no Brasil

HowTo - Linux Wireless

WiFi Tips to Achieving Ironclad Wireless LAN Security

WET11 - Dica

 Data Título Autor
1 Out  Uma visão rápida dos canais no 802.11b (Wi-Fi) Navarro
29 Set  Wireless - Entendendo a sopa de letrinhas Navarro
16 Ago  Determinando a capacidade de uma rede WLAN Navarro

Poluição de RF - Parte 1  - Parte 2

Pesquisa realizada durante  a última Terça de Resultados  - Tecnologia Wi-fi: Tendências e Mobilidade 

Gráficos obtidos On Line pela InfinityQuest, uma grande ferramenta para empresas que precisam de uma informação imediata da opinião do seu público-alvo sobre um produto, um acontecimento ou assunto. www.infinitytech.com.br 


Acesse o conteúdo das palestras do 1º seminário Wireless Abranet.

Freqüências para Sistemas não Licenciados de Acesso Sem Fio em Banda Larga - Anatel.ppt

Fiscalização de Sistemas de Banda Larga Sem Fio - Anatel.ppt

Serviços de Comunicação Multimídia - Anatel.ppt

Aumentando a Rentabilidade e Reduzindo Custos ao Cliente - Cianet.ppt

 

Soluções Wireless Wi-Fi - D-link.pdf

Segurança em Redes Wireless - USP.pdf 

Solução Abrangente para Segurança em Rede de Dados Wireless (WLAN e Wi Fi) Marconi.ppt

Canopy - Uma Plataforma de Multi-Serviços - Motorola.ppt

Enlaces, Antenas e Propagação para Internet Sem Fio - Beta Telecom.ppt

Estratégias Wireless em Redes Metropolitanas - DirectNet.ppt

Licenças SCM e STFC para Provedores - Vantagens e Desvantagens
Rádio Acesso em Freqüências não Licenciadas - WNI do Brasil.ppt
Palestra de encerramento de Demi Getschko

Assistência Técnica

Olá

Você pode comprar a serial para ovislink do Marcelo Costa <mcosta@mcosta.eng.br> e consertar você mesmo (é super fácil) ou então enviar para ele consertar.
A assistência técnica do Marcelo fica em S. Bernardo, SP, e ele é pessoa série, de extrema confiança.

[]s, !3runo

Outra opção é a Italbrasnet. Mande email pra miguel@italbrasnet.com.br.


Clique nas fotos para amplia-las


Acesso via Wireless

Com excelente relação custo X benefício, o uso do acesso wireless traz algumas características muito interessantes :

Acesso 24 horas;

Velocidade superior a do acesso "dial-up";

Elimina o uso da linha telefônica;

Substitui com confibilidade as caras LPs.

Atende a empresas, escolas, cursos e condomínios com eficiência e confiabilidade.

Em empresas, é possível reduzir gastos com telefones, melhorar a produtividade, ganhar velocidade no atendimento aos clientes e fornecedores, além de contribuir com a alavancagem de negócios em tempo real ao se utilizar meios de comunicação como voz sobre IP ou ainda vídeo-conferencia.

Nas escolas, universidades e cursos (inglês ou informática), torna o aprendizado muito mais interessante e dinâmico.

Nos condomínios, permite que os moradores compartilhem uma conexão de excelente velocidade a custos extremamente reduzidos.


Tecnologia

A tecnologia adotada pelo fabricante dos rádios utilizadas na Alternativa, é conhecida como DSSS (Direct Sequence Spreed Spectrum).

Principais características do DSSS

Alta imunidade a ruídos;

Baixa interferência a outros sistemas;

Difícil de ser interceptado ou monitorado;

Faixa de frequência 2.4 GHz, fixa, porém larga e distribuída por igual.

Segue a norma internacional Wi-Fi (IEEE 802.11b) para tecnologia de rádio wireless de alta velocidade.

Padrão WLAN 802.11b

Clique nas fotos para amplia-las

antena_linksys.jpg (20136 bytes)

 

yagi-dual-big.jpg (63562 bytes) yagi-linktestafter.jpg (45618 bytes) yagi-linktestbefore.jpg (45819 bytes)