Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.226.252.142
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

VoIP - Ligue grátis via internet

Link Original : http://pcworld.com.br/reportagens/2006/04/03/idgnoticia.2006-04-03.0579263565/IDGNoticia_view 

Esqueça os altos gastos com interurbanos e ligações internacionais. Com a tecnologia de VoIP é possível conversar via internet sem custos ou com preços muito mais baixos que os cobrados pelas operadoras tradicionais. As ligações de PC para PC são o meio mais básico de telefonia pela internet – e o que faz mais sucesso.

Programas como o Google Talk, MSN Messenger, Skype e Yahoo Messenger otimizam os meios já disponíveis para economizar. Afinal, se você já tem um computador com banda larga, por que não economizar na conta telefônica?

O salto das chamadas IP grátis do mercado corporativo para os usuários particulares se potencializou devido à proliferação das linhas ADSL e a facilidade de uso. Deixou de ser uma prática acessível só para os usuários mais hábeis e se tornou um ato tão simples quanto realizar uma ligação convencional. Se somarmos a isso o fato de que as chamadas entre computadores são gratuitas, estaremos frente a uma revolução que já incomoda as operadoras de telefonia tradicionais.

Esses sistemas permitem a transmissão de voz através de redes IP. Para isso, ela é convertida em pacotes de dados que se recompõem ao chegar ao seu destino. O avanço da própria tecnologia e a proliferação das linhas ADSL conseguiram eliminar o retardo ou a perda de dados durante seu transporte, o que dá lugar a uma comunicação limpa.

Para telefonar gratuitamente através da internet só é preciso ter um computador, um microfone e alto-falantes ou fones de ouvido. Embora possa ser utilizado um hardware próprio, isto é, um telefone IP, é uma forma de comunicação muito simples para a qual não é necessário um gasto adicional. É recomendável possuir banda larga, pois, mesmo não sendo um requisito imprescindível, oferecerá melhor qualidade na comunicação. Também é necessário baixar algum dos programas principais que oferecem ligações gratuitas.

Obviamente, a decisão dependerá em grande parte do programa que os seus contatos já utilizam, pois só será possível telefonar gratuitamente de PC para PC para os contatos que tenham o mesmo programa instalado. Por outro lado, não há problemas de incompatibilidade entre eles. Ou seja, é possível ter vários clientes desse tipo instalados e em pleno funcionamento ao mesmo tempo.

Skype, Google Talk, Yahoo e MSN Messenger são os programas mais utilizados, com folga para o Skype, que se tornou o precursor de um sistema que pouco a pouco os outros estão incorporando. Yahoo, MSN e Google também permitem as ligações gratuitas, porém, no momento, só o Skype e o Yahoo oferecem ligações para números convencionais com preço reduzido.

Antes de analisar cada um deles separadamente, é preciso mencionar uma série de características comuns. Todos são basicamente programas de mensagem instantânea, com exceção do Skype, que foi o primeiro a oferecer VoIP além da troca instantânea de mensagens entre computadores, e o Google Talk, que ao ser o último a se juntar ao grupo, incluiu esse recurso de série. Tanto o Yahoo como o MSN Messenger aderiram para aperfeiçoar suas ligações gratuitas de PC para PC frente o sucesso estrondoso do Skype. A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade da chamada. No começo, esse tipo de comunicação se caracterizava por uma medíocre recepção de som, cheia de silêncios e cortes, mas este foi um problema solucionado rapidamente. Quando são cumpridos os requisitos mínimos quanto à conexão e ao computador, geralmente eles oferecem um som limpo, sem cortes, semelhante ao de uma chamada convencional.

O funcionamento é muito simples. Com relação às ligações gratuitas, mas uma vez registrados e instalado o programa, é preciso apenas acrescentar os contatos (pessoas com as quais conversaremos), que se estiverem ativos (cada sistema mostra isso de uma forma), já podemos telefonar. Além de estarem conectados, nossos contatos devem estar disponíveis, preparados para receber ligações. Em todos os programas citados nesta reportagem é permitido detalhar nosso status (como ocupado, por exemplo).

Skype, o início da revolução

O Skype é o programa gratuito e simples que acendeu o pavio da revolução IP. Dos mesmos criadores do Kazaa, este programa teve uma expansão tamanha que muitos fabricantes de hardware começaram a comercializar produtos compatíveis com o Skype. Passou de um pequeno programa de comunicação para um ícone que consegue vender hardware de empresas mais veteranas. Como acontece com os outros, ao se basear na comunicação por voz entre dois computadores sem a intervenção de uma operadora telefônica, as ligações podem ser gratuitas. O Skype se lançou desde o começo como um serviço de voz, ao contrário do MSN e do Yahoo, que foram aperfeiçoando a comunicação por voz segundo a demanda que observavam dos usuários. De fato, serviços como as mensagens instantâneas ou o envio de arquivos só serviram para complementar a oferta de voz.

Sua interface é simples e intuitiva. Basta clicar duas vezes no nome da pessoa para iniciar a chamada ou clicar sobre o ícone de chamada que aparece na parte inferior do programa. Ao contrário dos outros programas nos quais clicar duas vezes inicia uma janela de mensagem instantânea, neste caso se realiza a chamada, o que demonstra como o Skype prioriza as ligações em relação ao resto dos seus serviços.

A versão 2.0 acrescentou importantes melhorias e um amplo pacote de novidades, entre as quais se destaca a possibilidade de vídeo. Deste modo, é possível realizar videoconferência para ver os interlocutores enquanto se fala pelo telefone com eles. O Skype também oferece a possibilidade de realizar ligações para telefones fixos e móveis de qualquer parte do mundo com tarifas muito mais acessíveis que as que são oferecidas pelas operadoras tradicionais.

SKYPE
www.skype.com/intl/pt

Idioma: português
Qualificação: 8


Yahoo Messenger aposta em VoIP

O Yahoo Messenger também oferece ligações gratuitas de PC para PC e possibilidade de telefonar para telefones fixos de qualquer lugar do mundo e móveis, como o Skype. As ligações gratuitas entre computadores, pelo menos por enquanto, são só entre usuários deste programa, apesar ter sido anunciado um acordo entre o Yahoo Messenger e seu mais direto rival em mensagens instantâneas: o MSN Messenger. Quando estiver pronta a compatibilidade desses dois programas, haverá a fusão de duas das comunidades mais amplas quanto a mensagem instantânea.

Assim, independentemente do programa que seja utilizado (Yahoo ou MSN) os usuários poderão enviar mensagens ou telefonar para seus contatos, o que vai ampliar significativamente sua força na luta tanto com o Skype como com o Google Talk. Para telefonar com o Yahoo Messenger, é só selecionar a pessoa e clicar sobre o ícone de chamada ou clicar duas vezes sobre seu nome, que se abrirá uma nova conversação e então pressionar Ligar.

Além de suas diversas opções de chamada, também oferece videoconferência, envio de arquivos e fotografias ou possibilidade de realizar multiconferências de texto. Com ícones animados e vários formatos de fundos disponíveis nas conversas de texto, foi acrescentando novos e simples serviços, como a criação de um avatar próprio (imagem pessoal que é mostrada), e integrando as possibilidades que o Yahoo oferece como buscador, rádio, correio e notícias.

YAHOO MESSENGER
http://br.messenger.yahoo.com/
Idioma: português
Qualificação: 8,6


MSN Messenger – o melhor está por vir

O MSN Messenger está na sua versão 7.5 como o Yahoo, porém, ao contrário deste último, que se adaptou rapidamente a todo tipo de possibilidades com voz (gratuitas e pagas), o MSN Messenger, no momento, só oferece ligações gratuitas de PC para PC. Inclui também videoconferência e mensagens de voz. Também é possível gravar uma mensagem de até 15 segundos que será enviada ao computador do seu contato instantaneamente, como se fosse uma mensagem de texto. Para isso, é só clicar em F2. Com o lançamento do Windows Live Messenger, será possível também realizar ligações para telefones fixos e móveis.

Para realizar ligações através do MSN Messenger é necessário clicar com o botão direito sobre a pessoa, selecionar a caixa voz e vídeo e então clicar em Iniciar uma conversa com voz ou clicar duas vezes sobre contato e clicar no botão Voz. É uma boa solução em matéria de ferramentas incluídas. Como o Yahoo, também integrou seus próprios serviços, como buscas através do MSN, rádio, correio, criação de blogs etc. Só falta incrementar recursos de programa de VoIP, fazendo com que seja viável telefonar também para números de telefone fixos e móveis.

MSN MESSENGER
www.msn.com.br
Idioma: português
Qualificação: 7,6


Google Talk, o último a chegar

O Google Talk foi o último programa, dos quatro analisados por PC WORLD, a chegar ao mercado. Apesar disso, a demora no seu lançamento fez com que incorporasse boas possibilidades de voz desde o princípio, ao contrário dos seus competidores veteranos, que tiveram que se adaptar aos novos tempos. O Google Talk se caracteriza pela simplicidade e sobriedade das quais se gabam todos os produtos do Google.

Como acontece em quase todos os programas de mensagem instantânea, é necessário associar um e-mail ao usuário. No caso do Google Talk, esta associação é bem mais complicada que no resto dos programas, pois é necessário uma conta no Gmail (só disponível com um convite de quem já é usuário). Superada essa etapa, é necessário instalar o programa e se identificar. Apesar das claras limitações do Google Talk com relação ao resto dos programas avaliados, sua simplicidade é sinônimo de rapidez, tanto na hora de registro como de procurar contatos. Por último, para telefonar para um contato disponível no Google Talk é preciso apenas clicar sobre ele e, na nova janela que aparecerá, clicar no botão Call, momento em que se iniciará a chamada.

Não há nada contra a dizer sobre a qualidade das ligações que são realizadas com este serviço, mas há alguns "poréns" quanto às funcionalidades do programa. Ao contrário de todos os outros, que possuem emoticons animados, interface atrativa com acessos diretos a mais serviços, envio de arquivos ou realização de conferências, o Google Talk é um beta simples e plenamente funcional, mas muito enxuto para os mais exigentes.

GOOGLE TALK
www.google.com/talk
Idioma: inglês
Qualificação: 6,5

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind