Teoria da Conspiração Net Virtua
Por Tiago Antunes

http://perolasbrasileiras.blogspot.com/

Para tentar explicar o porque do limitação de tráfego P2P para 9 KB/s de pelo Net Virtua eu me coloco no lugar deles.

Me imagino montando uma estrutura física que suportaria um número X de usuários, compraria os equipamentos, meu negócio iria crescer, eu venderia muitas assinaturas, os usuários começariam a divulgar que meu serviço que é ótimo onde a velocidade de acesso seria sensacional, estou em meados dos anos 90, então minha empresa vai crescer, lucros e mais lucros e só usuários satisfeitos lendo seus e-mails e acessando seus site ridículos.

De repente, minhas férias em Mônaco são interrompidas, recebo uma relatório dizendo que a largura da banda está no limite, eu mando fazer um upgrade das maquinas e tudo se resolve, a vida continua mais e mais cliente, agora minhas férias no Canadá são interrompidas, com outro relatório dizendo que a largura da banda está atingindo um nível crítico que pode causar o colapso na rede, adeus Canadá, marco uma reunião com a engenharia e eles me relatam que o número de usuários acessando, Vídeos (You Tube), VopIP (Skype, Team Speak, Paltalk, MSN), Jogando On-Line e a maldita webcam estão fazendo a rede cair em algumas áreas e ocasionando uma enxurrada de reclamações no suporte, minha primeira providencia é tirar o 0800 e colocar um número pago, automatizar a entrada do atendimento com robôs, assim já mato 5% das reclamações.

Repeteco. Ordeno outro upgrade, mas um engenheiro me alerta que a taxa de crescimento de acesso a rede é geométrica, não tiro mais minhas benditas férias e fico cuidando de perto os meus negócios, tenho que manter os acionista contentes, penso que preciso de mais clientes, então mando fazer uma campanha de marketing e estranhamente a idéia que mais me agrada é da caricatura de um ditador russo do falido regime comunista, qualquer semelhança com meus atos é mera coincidência, aprendi isto naquele curso, "...o mais óbvio é o menos provável...", invisto pesadamente na campanha de marketing para capturar mais patos na minha rede e eu possa voltar as minhas férias.

Começo meu dia lendo um memorando me falando do tal de P2P, meu pesadelo se materializa em minha frente, os número só podem estar errados, convoco uma reunião de emergência e exijo medidas drásticas um bando de piratas que representa uma pequena porcentagem de meus clientes estão consumindo a banda de maneira que leva invialibidade de meu negócio, uma solução veio cai do céu, Traffic Shaping, salvo pelo gongo, mas perigosa pois estes usuários são informados e podem se mobilizar rapidamente preciso implementar um rodízio de limitações de banda, assim poderei ir levando com a barriga e postergar o tão temido UPGRADE da minha rede, antes era o SPAM que me ameaçava, mas consegui combate-lo jogando os usuários contra os spammers dealers, agora vou fazer o mesmo colocando um contra o outro, vou chamá-los de loucos conspiradores, paranóicos, vou colocar a culpa nos hackers que bombardeiam minhas redes com ataques de Worms devo confundir e negar o TS até o fim, vou jogar a culpa na Internet (ser imensurável, hipotético que tem personalidade própria ), nas configurações dos roteadores, na interferências dos sistemas operacionais, aplicativos e firewalls, vírus, zumbis assim vou justificar meu controle e iludir as autoridades que usam carimbo e máquina de escrever. Só os mais espertos vão notar o gargalo.

Vou continuar anunciando o irreal, pois minha concorrência faz o mesmo, não posso anunciar um serviço pior que o deles. Preciso deixar o meu suporte mais burro e dificultar mais atendimento, não posso me esquecer de formar a equipe de controle e desmoralização, para minar a tentativa de organização dos heavy users, sempre um de meus cães de guerra deve postar num canal (News, You Tube, Blog, Orkut) que está satisfeito com o serviço do super banda larga e nunca teve problemas, vou semear a discórdia entre os Piratinhas

Mas me pergunto, será que está na hora de eu reestruturar meu negócio ? 

O que os acionistas vão achar disto?

Devo ser franco com meus usuários que me ajudaram a construir minha empresa ?

Tudo mudou , e se eu não vou conseguir manter o nível do serviço prometido, será que eles vão entender?

Será que devo fazer um plano diferenciado, acesso total e irrestrito cobrando mais caro? 

Mas e minha concorrência, será que vai jogar limpo ? Eles até fizeram aqueles videozinhos do you tube detonando o coronel, se deram ao trabalho de colocar um brasileiro pra reclamar, a rede deles é nova e não tem muitos usuários. Vou perder muitos clientes... 

Será que devo mentir ou fazer como a Intel fez no passado chamando o recall dos processadores defeituosos. Que tipo de empresa eu quero ser ? A que engana o usuário ou oferece o real ?

Será que no futuro não vai surgir uma empresa de conexão sem fio ligando o usuário por satélite em banda larga direto ao backbone ? 

Bom, isto é outro pesadelo, por agora vou aproveitar o máximo e depois me aposento. 

Talvez até eu aceite aquele acordo com as companhias telefônicas que estão apavoradas com o crescimento do VoIp. 

Por enquanto só tenho uma coisa a dizer : SKAVURZKA !