Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.162.152.232
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 
Como configurar login automático Velox no Mac OS X
Guilherme Chapiewski
http://gc.vialink.com.br
 

Configurar uma conexão e o login automático no o Velox é mais fácil do que você pode imaginar. Percebo que muitas pessoas estão tendo dificuldades para configurar suas conexões e meu objetivo aqui é tentar facilitar um pouquinho a vida de quem está com problemas. Esta configuração que vamos fazer é muito simples de ser feita e certamente não leva mais do que 10 minutos para ser concluída. Vamos fazer esta configuração em duas etapas.

ETAPA 1: Configuração de conexão ADSL com o Velox (após esta etapa você já conseguirá se conectar na Internet e navegar perfeitamente, após se logar no site da Telemar http://www.veloxzone.com.br)

ETAPA 2: Configuração de login automático no site http://www.veloxzone.com.br (não é obrigatório, mas se você não fizer terá que se logar manualmente na página do Velox toda vez que se conectar à Internet)

Para facilitar, ao longo do caminho vou colocar algumas imagens para mostrar com mais detalhes como fazer o que deve ser feito. Basta clicar nas imagens para ampliar.


ETAPA 1: Configurando a conexão ADSL

Passo 1 - Clique para aumentar 1) Vamos abrir o System Preferences (Preferências do Sistema), depois selecionar a opção Network (Rede). No item Show (Mostrar), selecione a opção Built-In Ethernet (Ethernet Integrada). Selecione agora a opção PPPoE. Você deve estar agora numa tela igual a da imagem ao lado. Esta é a tela aonde configuramos a conexão ADSL, que utiliza o protocolo PPPoE (Point-to-Point Protocol over Ethernet). Vamos configurar os campos com os seguintes valores:
- marque a opção Connect Using PPPoE (Conectar usando PPPoE)
- Service Provider (Provedor de acesso): Velox
- PPPoE Service Name (Nome do Serviço PPPoE): Velox
- Account Name (Nome da Conta): o seu número de telefone com o DDD (exemplo: 2122345678)
- Password (Senha): o seu número de telefone com DDD novamente
- marque a opção Save Password (Salvar senha)
- a opção Show PPPoE status in menu bar (Mostrar estado de PPPoE na barra de menus) fica a seu critério selecionar ou não (serve para mostrar lá em cima na barra de menu do lado direito se você está conectado ou não)

Passo 2 - Clique para aumentar 2) Clique no botão PPPoE Options (Opções PPPoE) que fica abaixo da opção Save Password (Salvar Senha). Vai abrir uma tela igual a que está na imagem ao lado. Na parte identificada pelo texto Session Options (Opçoes da Seção), marque a opção Connect automatically when needed (Conectar automaticamente quando necessário), e na parte Advanced Options (Opções Avançadas) marque a opção Send PPP echo packets (Enviar pacotes de eco PPP). Clique em OK para sair desta tela e depois em Apply Now (Aplicar Agora) para colocar as alterações em vigor.

Pronto!!! A partir de agora, quando algum programa tentar se conectar na Internet (por exemplo, quando você abrir o Safari), o Mac vai fazer a conexão ADSL automaticamente e você estará conectado no Velox. Agora basta se logar na página da Telemar (Velox Zone) para começar a navegar. Se você quiser melhorar ainda mais a sua conexão tornando este processo de login no Velox Zone automático, pode ir para a etapa 2 do tutorial. Antes de prosseguir, verifique se está tudo certo e você está conseguindo realmente conectar na Internet.


ETAPA 2: Configurando o login automático

Nesta segunda etapa, nosso objetivo é o que vem logo depois que você acessa a Internet com o Velox: o login no site veloxzone.com.br. Sempre que você conecta no Velox, é necessário se autenticar nestá página e isto é muito chato! Configurar este login automático vai fazer uma diferença ENORME na sua vida! Você vai ligar a sua máquina e já vai estar conectado na Intenet, sem precisar fazer nada, diferente de antes quando você tinha que acessar o site da Telemar, esperar carregar, mudar a opção, digitar login e senha... Um saco!

Para começar, existem várias formas possíveis de fazer o login automático. Vou explicar aqui duas delas que julgo serem as princiais. 

A primeira, Primeira forma: utilizando o Automator , na minha opinião, é a forma mais amigável possível, que não usa coisas complicadas, linhas de comando da vida, etc. Vamos usar uma ferramenta que quase todo mundo tem e foi feita mesmo para facilitar nossa vida com essas tarefinhas: o Automator. O Automator está disponível a partir do Mac OS X 10.4.x (Tiger). 

Para quem não tem o Automator, tem a segunda forma de fazer, Segunda forma: utilizando o Terminal e o Shell , que faremos atavés do programa Terminal e algumas linhas de comando mas você vai ver que com esse passo a passo vai ser bem tranquilo de fazer.


Primeira forma: utilizando o Automator

Passo 1 - Clique para aumentar 1) Vamos abrir o Automator. No frame "Library", selecione a opção "Automator" e em seguida selecione a Action "Run Shell Script". Para inserir esta ação no nosso fluxo de trabalho, basta arrastar a ação para a telinha da direita, aonde diz "Drag or drop actions gere to build your workflow.".

Passo 2 - Clique para aumentar 2) Na opção "Shell", selecione o Shell "/usr/bin/perl". Fazendo isto você está definindo qual interpretador de programa será usado para entender o que vamos colocar aí no texto do programa. Você vai perceber que ao selecionar este Shell, o texto da tarefa vai mudar para alguma coisa com "while" sei lá o que mais. Pode apagar tudo que estiver aí e deixe a caixa em branco.

Passo 3 - Clique para aumentar 3) Vamos colocar o texto do programa. O script que vamos utilizar é um script que adaptei de um script muito utilizado por aí na Internet com Linux. Baixe o arquivo veloxautentica.zip aqui. Extraia o conteúdo do .zip e vai ver um arquivo veloxautentica.pl. Este é o script em Perl. Abra-o com o TextEdit (ou qualquer outro editor de texto), copie todo o conteúdo do script e cole dentro daquela caixa que no passo anterior apagamos todo o conteúdo, no Automator. Agora, vamos dedicar 2 minutinhos para configuração do script. Não tem erro, basta ler com atenção o script e ir alterando conforme o seu caso, até chegar na parte "FIM DA SECAO DE CONFIGURACAO". Feitas as alterações, vamos salvar o workflow. Vamos no menu "File", depois "Save as".

Passo 4 - Clique para aumentar 4) Escolha o nome do workflow (eu usei "autenticavelox"), escolha o file format "Application" e escolha a pasta Library. Depois é só clicar em "Save".

Passo 5 - Clique para aumentar 5) Agora que o programa já está pronto, vamos fazer ele ser executado quando o computador for ligado. Vá no System Preferences e selecione o menu "Accounts". Selecione a aba "Login Items" e depois o botãozinho "+". Vai abrir uma tela para você escolher o que será adicionado e você vai escolher o nosso programinha, que está lá no Library. Depois é só clicar em "Add".

Passo 6 - Clique para aumentar 6) Pronto!!! Você deve ver alguma coisa parecida com isso que está aqui. Agora para testar, reinicie o seu computador e quando você ligá-lo novamente, vai ver o workflow que criamos sendo executado e imediatamente após isto, você já estará conectado na Internet. Reparem que eu reorganizei os programas, colocando o Messenger, Thunderbird e Skype depois do autenticavelox. Os programas são executados na ordem que estão alí, e reordenando desta forma, quando os meus programas forem iniciados já estarão com Internet disponível. O Messenger e o Skype me logam automaticamente e o Thunderbird já checa meus e-mails, e por aí vai!


Segunda forma: utilizando o Terminal e o Shell

Passo 1 - Clique para aumentar 1) Vamos abrir o Terminal, que fica dentro do Utilities, dentro do Applications. O Terminal é o amigo que dá acesso ao sistema via Shell. Esta característica do Mac OS é uma herança do BSD e é uma das coisas que torna o Mac OS tão poderoso! Vamos tirar muito proveito disso agora usando coisas que são normais para quem usa Linux/Unix mas que muita gente não sabe. A solução do Automator é melhor porque quando você faz desta forma com Terminal, você está colocando programas para serem executados em lugares aonde você não consegue enxergar de cara. Fazendo com o Automator do jeito que expliquei, a solução fica auto-explicativa e muito mais elegante. Você vai ver que tem um programa sendo executado no login e não vai ter dúvidas sobre o que está sendo feito. Isto não torna esta segunda forma feia, ela só não ficará documentada e completamente transparente para o usuário (você). Eu recomendaria esta segunda forma só para usuários experientes ou para quem não tem outra alternativa.

O Terminal deve abrir na sua pasta Home (/Users/seulogin). Vamos conferir se isto aconteceu digitando o comando "pwd", que mostra em qual diretório você está. Se você não estiver no local correto, digite o comando "cd /Users/seulogin" para ir para lá.

Passo 1 - Clique para aumentar 2) Vamos agora configurar o script que fará o login no Velox. Baixe o arquivo veloxautentica.sit aqui. Extraia o conteúdo do .sit e vai ver um arquivo veloxautentica.pl. Este é o script em Perl. Abra-o com o TextEdit (ou qualquer outro editor de texto) e vamos dedicar 2 minutinhos para configuração do script. Não tem erro, basta ler com atenção o script e ir alterando conforme o seu caso, até chegar na parte "FIM DA SECAO DE CONFIGURACAO". Feitas as alterações, vamos salvá-lo como veloxautentica.pl mesmo, lá no diretório Home. O diretório home é aquela pasta que o nome é o seu login e que o ícone é uma casinha (/Users/seulogin).

Passo 1 - Clique para aumentar 3) Feito isso, vamos voltar para o Terminal. Vamos configurar este script para poder ser executado. Vamos conferir se ele está lá mesmo utilizando o comando "ls -l", que lista o conteúdo do diretório. Você deve enxergar uma lista de arquivos e pastas e nosso script deve estar nesta lista. Agora vamos configurá-lo para poder ser executado digitando o comando "chmod 777 veloxautentica.pl". Para ver se funcionou use novamente o comando "ls -l" e deve ver as letras "-rwxrwxrwx" do lado esquerdo do nome do arquivo. Não vou entrar no detalhe do que isto significa, mas se está assim está certo.

Passo 1 - Clique para aumentar 4) Agora vem o pulo do gato. Vamos usar o comando "ls -la". Ao executá-lo, você vai ver bem mais itens do que tinha antes. Pois é, estamos vendo além dos arquivos regulares que tem na pasta, os arquivos ocultos do sistema. O arquivo que nos interessa é o .profile, que deve aparecer na sua lista de arquivos.

Passo 1 - Clique para aumentar 5) Vamos editar o arquivo .profile, utilizando o editor PICO. Se você souber utilizar o editor VI e quiser fazê-lo, não tem problema, estou usando o PICO somente porque é mais fácil. Vamos digitar o comando "pico .profile" e o Shell vai abrir uma janelinha nova com umas linhas de código. Vamos com o cursor lá para baixo, na última linha e incluir uma linha com o texto "./veloxautentica.pl". Veja na foto ao lado como vai ficar. Depois disso, vamos salvar utilizando o comando "Control+O" e depois aperte enter para confirmar. Depois "Control+X" para sair. Você vai voltar para o terminal e digite "Control+D" para sair. Pode fechar o Terminal.

Pronto!!! Agora para testar, reinicie o seu computador e quando você ligá-lo novamente você será logado na Internet automaticamente! Não vai dar para ver o programa sendo executado, mas acredite, ele será. A prova disto é que se você abrir o Safari e tentar acessar algum site, vai conseguir! É por isso que eu acho que a solução com o Automator é melhor, porque fica mais visível, entendeu agora?

Espero que tenha gostado das dicas! Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, não deixe de enviar um e-mail!

Até a próxima!

Críticas, dúvidas, sugestões e reportes de bug são muito bem vindos!!! Mande para gc@vialink.com.br (e-mail, MSN)

Todo o conteúdo desta página é considerado software livre, você pode distribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License versão 2 (http://www.gnu.org/licenses/gpl.html) publicada pela Free Software Foundation (http://www.fsf.org). Todos os softwares e conteúdo desta página são distribuídos na esperança de serem úteis, mas SEM NENHUMA GARANTIA, nem mesmo a garantia implícita de SERVIR PARA ALGUM PROPÓSITO PARTICULAR. Leia a GNU General Public License para mais detalhes. Ao usar software ou conteúdo desta página, você estará concordando com estes termos e com a GNU General Public License.

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind