Allied

Problemas, Bugs e Soluções com modem/router ALLIED COPPERJET

AUTOR: por Roney Monte (roneymonte@yahoo.com)
HISTORICO: versao 0.1  =  22-jan-2002  =  criacao do documento
LOCAL: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
OBJETIVO: Comentar sobre problemas ocorridos com o uso do modem/router Allied Copperjet 81x
PROBLEMAS: Conexao instavel, travamento do modem, enchimento do buffer do Allied
ESCOPO: Rede com HUB Ethernet, 1 micro com Windows NT 4.0 e 1 micro com FreeBSD 4.4
MODEM/ROUTER: Allied Copperjet Europeu, modelo 810, sem plug de console serial
            : Firmware original version 4.11
            : Firmware upgraded version 4.20 (13 June 2001)
            : Fabricante http://www.allieddata.com/

ARQUIVOS: fornecidos no servidor ftp://ftp.allieddata.com/public/CopperJet/Cj810eu/
          (atencao, a Allied pode suspender o fornecimento destes arquivos)

  UTILITARIOS (diretorio ./configurator/) :
  Configurator1_51.zip           1305 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Configurator2_01.zip           1198 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  CopperJettools_V210.zip        2079 Kb    Tue Jul 31 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Profileloader1_51.zip          1226 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data

  IMAGENS de FIRMWARE (diretorio ./Binary/) :
  Bin_V2_06.zip                  1130 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V2_09.zip                  1140 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V4_04.zip                  1238 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V4_07.zip                  1241 Kb    Fri Feb  9 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V4_11.zip                  1242 Kb    Tue Feb 27 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V4_17.zip                  1240 Kb    Thu Jun  7 00:00:00 2001 Zip Compressed Data
  Bin_V4_20.zip                  1250 Kb    Tue Jul 31 00:00:00 2001 Zip Compressed Data

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:


De tempos em tempos, principalmente quando a Telemar resolve fazer a "manutenção" da rede Velox no Rio, tenho notado que meu modem/router Allied trava.

Fica totalmente congelado com os leds acesos. A única forma de utiliza-lo eh retirando o plug de alimentação e religando-o.

Mesmo assim em poucos minutos de uso, o Allied volta a congelar.

SITUACAO NORMAL INICIAL:
Quando a rede ADSL da Telemar permanece estável, o Allied trabalha ininterruptamente por mais de 15 dias (recorde de 18 dias) sem apresentar nenhum problema e nem queda de conexao.

Como meu micro roda FreeBSD (UNIX), também não existem travamentos por parte do computador. O trafego de pacotes IP eh constante, ocorrendo em intervalos de poucos segundos (pings e verificacoes de pop3).

CURIOSIDADE SOBRE BUGS do ALLIED COPPERJET:
Dependendo da versão do firmware utilizado, o programa em Windows para configurar o Allied nao ira conseguir se comunicar com o Mac Address do mesmo. Para resolver isso eh necessario tentar diferentes versoes do software de configuracao fornecido pela Allied. Os softwares de configuracao da Allied nao trabalham em camada 3 (IP). Ao inves disso trabalham em camada 2 (MAC Address) se comunicando via protocolo BOOTP e tambem posteriormente a configuracao de rede, TFTP).

PRIMEIROS PROBLEMAS - TRAVAMENTO CONSTANTE (1a fase):
Como meu Allied originalmente veio com o sistema 4.11.

Com os problemas de travamento do Allied resolvi fazer o upgrade para a versão mais recente (a 4.20).

Através do programa CopperJetTools versão 2.10. Também instalei no meu Windows o Configurator versão 1.51 e o Configurator versao 2.01.

UPGRADE DO FIRMWARE 4.11 para o 4.20:
Antes de fazer o UPGRADE, gravei o atual "profile" num arquivo. Apos fazer o "upgrade firmware" para a versao 4.20, dei o boot no Allied e ele entrou ESTAVEL na rede Velox e assim permaneceu por muitos dias. Ficou ate mais estavel e mais veloz. O sistema operacional do Allied versao 4.20 tem muitas melhorias e novos comandos e funcoes. A versao 4.20 adiciona novas interfaces logicas ao Allied. Portanto que usa monitoramento SNMP ira ter diferencas nos objetos.

NOVOS PROBLEMAS - TRAVAMENTO CONSTANTE (2a fase):
Apos algumas semanas funcionando com o firmware 4.20, meu Allied começou a congelar constantemente em intervalos de poucos minutos. Chequei todas as configuracoes possiveis do Allied e nada descobri. Resolvi entao tentar fazer o DOWNGRADE de versao de Firmware, voltando para a versao original 4.11. Utilizei o Copperjet Tools e fiz o push da imagem 4.11 para o Allied. Apos o BOOT, nada funcionou. O modem estava totalmente travado e sem nenhum IP utilizavel na LAN. Logo pude descobrir que o modem perdera todas as configuracoes. Utilizei entao o software fornecido pela Telemar em seu CD (software da Telemar tambem trabalha em camada 2 = MAC Address). Este software restaurou novamente a configuracao original do Allied. Assim o Allied permaneceu novamente por pelo menos mais 10 dias sem travar.

NOVOS PROBLEMAS - TRAVAMENTO CONSTANTE (3a fase):
Apos um apagão elétrico no Rio de Janeiro, notei que meu Allied novamente estava travando sem parar, sem motivos. Utilizando o programa Copperjet Tools, gravei o PROFILE (configuracao) do Allied num arquivo. Conhecendo o problema ou bug, eu fiz novamente o UPGRADE do FIRMWARE, passando da versao 4.11 para 4.20. Apos o BOOT o Allied perdeu suas configuracoes, mas por sorte eu ja havia gravado o profile anterior. Mesmo sem IP no Allied, o software reconheceu o Mac Address e fez um push via MAC Address do profile previamente gravado. O Allied voltou a funcionar novamente sem travar.

SUSPEITA DO PROBLEMA (única explicação):
A Telemar de tempos em tempos provavelmente faz alterações em seu backbone ATM, e possivelmente mexe ou altera o DSLAM (concentrador ATM/ADSL) e isso gera problemas de transmissao e/ou modulacao. Como o Allied tem um sistema relativamente FRACO, seu software interno nao aguenta tantas instabilidades e/ou tentativas de modulacao e/ou erros de celulas ATM e TRAVA.

O QUE A TELEMAR COMENTA SOBRE ISSO:
1) O Help Desk (ou Call Center) diz que o modem esta com problemas e deve ser trocado.
2) O Help Desk (ou Call Center) diz que os meios de transmissão estão instáveis e serão reparados em 24 horas.
3) Um técnico chamado André (milagre, a única pessoa que entende) realmente me garantiu que o modem Allied tem esses "bugs" e que a Telemar pensa em futuramente substitui-lo por outro equipamento CPE, de marca ainda nao definida.

CONCLUSÃO:
A única forma que encontrei para contornar TANTOS problemas é fazendo o UPGRADE e o DOWNGRADE do sistema operacional do modem/router Allied. Sempre depois de modificar a versao corrente, o Allied volta a funcionar de forma estavel. Noticiei muitos usuarios que ao instalar pela primeira vez o servico Velox usando o Allied, nao conseguiam nem se conectar. Apos uma troca do Allied, funcionou. Isso pode ter algo a ver com a versao especifica do firmware de dado equipamento.