Extranet
Autor:
Ronaldo Bernardo
www.redeestruturada.e1.com.br

Pouco se fala em extranet , geralmente e falado sobre internet ou rede local, as extranet tem ficado um pouco esquecida ,mais neste artigo estarei falando da importância que existe neste tipo de rede , devido ser usado somente pelas empresas as extranet tem uma importância muito grande no dia dia de um corporação. 

Bem imagine que você esta em São Paulo e no momento em que você manda imprimir  , a impressão sair lá no Rio de Janeiro e muito bacana , mais por trás de toda essa facilidade existe uma tecnologia um pouco mais complexa  em  sua configuração . Pois você não vai depender apenas de cabo e placas de rede e um  roteador ou apenas um servidor. 

Na rede terá uma  serie de política a ser implantada ,para torna a rede mais segura possível  pra você ter uma idéia uma extranet bem configurada vai precisar de um bom firewall ,um antivírus corporativo, política a implantação das senhas dos usuários , permissões lógicas dos grupos de acesso , área de trabalho limitada ao  usuário e assinatura digital , para que a rede tenha uma segurança considerável.

Os responsáveis  por toda essa política a nível de software  ,são os controladores de domínio ele que propagam uns para outros .toda atualização que e feita na rede ex:

Quando um usuário troca a senha aqui em São Paulo ,e viaja para o Rio de Janeiro a atualização da troca de senha chega  a rede do Rio primeiro do que ele , cerca de 2 minutos depois da modificação  , isso que e praticidade

Em um sistema sem controlador de domínio, cada maquina tem uma base de dados de usuários independente ou seja pra cada maquina uma senha , se você tem 90 maquinas na rede serão 90 senhas , dessa maneira a administração se torna muito complexa e as vezes quase impossível , pois se um usuário tiver que troca a senha  a cada 15 dias o administrador terá que troca-la em todas 90 estações , se não ele não terá acesso as maquinas que a senha não foi alterada , aja trabalho para o administrador!!

No caso de rede com os controladores de domínios, o servidor que esta configurada para se o controlador, tem uma base de dados de todos os usuários da rede , quando você troca a senha  no controlador automaticamente  a troca e valida pra todas as 90 estações de uma só vez . isso facilita a administração da rede

Agora um componente imprescindível na rede são os roteadores, eles que fazem toda a parte de trafico de dados na extranet  veja a figura

 

Veja que ele e o responsável pelo link de comunicação. ele passa o tempo todo controlando o  trafico das atualizações que os controladores de domínio emitem um para os outros , se um roteador sofre alguma alteração errada o pacote vai demora mais do que o esperado para chegar ao seu destino, por isso os administradores de rede estão sempre alerta para indica que o roteador da sua rede parou ou estão  em manutenção, muitas rede param  o trafico por motivo de força maior.

Hoje os links dedicados custam muito , ai o jeito e fazer um link virtual , que funciona dentro da internet , Estes links são chamados de VPN (rede virtual privada) com a VPN e criado um túnel dentro da internet de uma rede para a outra de maneira que os roteadores da internet é que organizam  todo trafego dos dados.

.

Veja que o túnel passa por dentro da rede publica . sem contar que e os dados são criptografados trazendo maior segurança na comunicação dos dados

Hoje existem extranet com mais de 20.000 computadores ligados em vários lugares do mundo.

Para você aprender como configura uma extranet você precisa ter conhecimento dos roteadores, principalmente os da Cisco que são os mais usados, também a configura os servidores Windows 2000 Server  e Windows 2003 Server . aprender bem sobre DNS e ter um bom conhecimento de rede local . 

Em breve estarei lançando  no site www.redeestruturada.e1.com.br tutorias mostrando com fazer a configuração.