Telefonia IP

Como Funciona:

Na figura a seguir temos um exemplo básico de conexão de um telefone IP a um Provedor de Serviços de Telefonia IP (ITSP) que permite fazer ligações de Telefone IP para Telefone IP ou para qualquer telefone fixo ou celular no mundo.


No texto abaixo vamos responder a seguinte pergunta: O que é necessário ter em minha casa ou empresa para efetuar esta conexão? 

Conexão com a Internet

O primeiro fator é ter disponível uma conexão de banda larga com a internet, que possibilite a transmissão de voz:

  1. ADSL - a partir de 128 Kbps 
    (Ex. Speedy/Telefônica, InternetTurbo/Brasil Telecom e Velox/Telemar)
  2. CABO - a partir de 128 Kbps 
    (Ex. Virtua/NET, Ajato/TVA)
  3. RÁDIO - a partir de 128 Kbps 
    (DIVERSOS)
  4. SATÉLITE - devido aos intervalos na transmissão (delay), não são indicadas para transporte de voz 
    (Ex. Star one/Embratel).

Quando você assina um serviço de conexão por banda larga é necessário que a companhia que fornece o serviço instale um modem de banda larga em sua casa ou empresa. Algumas companhias alugam este aparelho e outras permitem que você compre o modem de sua preferência entre os modelos certificados para uso com suas redes.

O final do cabo ou linha telefonica ADSL é sempre no modem e a partir dele é que vem sua conexão com a internet. Na maior parte das instalações residenciais, o modem é ligado diretamente ao computador do usuário, sendo assim, somente um computador dentro da residência tem acesso a internet.

Rede interna

Para que seu Telefone IP possa fazer e receber chamadas ele precisa ter um endereço de IP próprio, assim como seu computador também precisa de um endereço de IP para poder acessar a internet e enviar ou receber e-mails.

A forma mais comum de para fazer isso é utilizar um aparelho chamado comercialmente de "Compartilhador de acesso a internet" ou tecnicamente "Roteador" para permitir que mais de um computador, ou em nosso caso, um Telefone IP também seja ligado a internet.

O "Compartilhador de acesso a internet" é um equipamento barato e vendido em qualquer loja de artigos de informática. O site iPfone comercializa alguns modelos.

O "Compartilhador de acesso a internet" permite que cada equipamento dentro de uma rede doméstica ou de empresa tenha seu próprio endereço de IP e que assim possam comunicar-se entre si e com a internet.

Exemplo de conexão a internet por meio de um
"Compartilhador de acesso a internet" ou Roteador


O modem vai ligado diretamente ao "Compartilhador de acesso a internet" que em geral possui 4 ou mais "portas" ou conectores para a ligação de 4 ou mais computadores simultaneamente a internet.

Também é possível utilizar o Telefone IP ligado diretamente ao computador, a maioria dos Telefones IP possui um "switch" (ponte ou passagem) que é embutido no Telefone IP e que permite aos dois equipamentos utilizarem a internet com uma só conexão para economizar espaço. O cabo vai do "Compartilhador de acesso a internet" até o telefone IP e do Telefone IP até o computador.

Liberdade e Economia:

O que é um Provedor de Serviços de Telefonia IP - ITSP? Os ITSP são empresas nacionais ou internacionais que possibilitam a ligação de seu telefone ip com qualquer telefone fixo ou celular em todo o mundo.

Estas empresas dispõe de aparelhos especiais chamados Gateways espalhados pelo planeta e fazem acordos com os operadores de telefonia normal de muitos países para que as ligações feitas a partir dos telefones ip possam ser terminadas (transferidas) para os telefones normais.

Suas tarifas são muito mais baixas porque a voz é levada pela internet em forma de dados até o ponto mais próximo do telefone chamado.

Como se utiliza um ITSP?

Os telefones IP e gateways comercializados no Brasil, opcionalmente, são entregues aos clientes pré-configurados para utilização com o ITSP da preferência do cliente, mesmo gratuitos ou próprios.

Esta configuração é feita por meio da interface de configuração dos aparelhos e pode ser modificada a qualquer momento.

Cada telefone IP tem uma conta exclusiva e um número único que é fornecido pelo ITSP ou definido pelo cliente, as contas de telefonia ip em geral funcionam em um modelo pré-pago e são cobradas de acordo com uma tabela de tarifas por minuto.

Veja outras vantagens:

Utilizando a Telefonia IP você tem liberdade para escolher seu provedor de telefonia e somente paga os minutos que utilizar independente de sua localização geográfica.