StarOne - Resposta 1

Resposta ao usuário Juliano Hendges Abdalla

From: Euclides de Oliveira Jr / Kantares


Prezado Juliano,

Sou usuário do sistema via satélite e vejo que você também está com problemas de conexão lenta. 

Vi sua mensagem para a ABUSAR e estou disposto a ajuda-lo no que souber.

Bem, primeiramente, você não deve trocar de serviço, optando por outro, onde terá que pagar extras por bytes descarregados em seu micro.

Não faça isso. Seu contrato é muito mais flexível, como o meu. Portanto, não permita que o enganem. 

Em breve iniciaremos uma comunidade de usuários de satélite e estaremos buscando nossos direitos, que por hora estão sendo corrompidos.

Casos de lentidão têm ocorrido comigo também. Antes de qualquer coisa, vamos examinar seu micro, sua antena e, só depois, poderemos pensar em estreitamento de banda.

Na verdade, a Star One - ou o Terra (que também é meu suposto 'provedor' de serviços - mais tarde eu explico que você não precisa de provedor, mas paga) não podem estreitar sua banda de utilização. 

O estreitamento só ocorre quando há excesso de usuários conectados ao mesmo tempo. Mas, isso é comum, e não deve causar tanto atraso assim.

Você já deve ter utilizado os programas do tipo Spybot, que limpam os arquivos invasivos. Estes arquivos, de fato, acabam produzindo uma enxurrada de mensagens através da sua conexão. Eles estão enviando mensagens sobre seus hábitos de consumo, suas preferências na Internet, até suas senhas e contas bancárias para outras pessoas mal intencionadas.

Eu sugiro que você use o Spybot (software gratuito que pode ser encontrado no www.superdownloads.com.br). Depois, reinicie o micro e veja se não houve melhoria. 

Se você tiver alguma dúvida para configurar o Spybot, me escreva e tentarei auxilia-lo. Ele limpa também o registro do windows, que pode conter registros potencialmente perigosos.

Estou enviando um programinha de limpeza de registro que utilizo. É mais atualizado que o da Microsoft (que parou de atualiza-lo em 97). Chama-se MVRegCleanner. É bom e limpa o registro fazendo backups. 

Caso encontre problemas depois de utiliza-lo, clique no backup mais recente e ele devolve os arquivos ao registro do Windows. Com esse programa você verá quanto lixo fica acumulado no registro. Até agora não tive problemas mandando limpar todo o registro.

Caso não haja melhoria na velocidade do sistema, verifique se você não usa o Kazaa.

Às vezes o Kazaa não é desligado quando se clica no "X" da janela. O programa fica atuante e se mantém na memória do sistema, 'comendo' seus recursos de rede. Para desliga-lo completamente é preciso clicar com o botão direito sobre o ícone que fica na bandeja do sistema, perto do relógio. Daí sim, ele deixa de atuar.

Já tive problemas de velocidade e faço o seguinte: desligo o modem por alguns segundos. Quando ligo-o novamente, ele inicia a rotina de busca do sistema e se conecta com novo IP. Muitas vezes a velocidade aumenta só por causa disso. 

Outro problema que pode ocorrer: alteração na posição da antena. As tempestades que têm ocorrido podem alterar um pouco a antena. Caso isso ocorra, a lentidão é o primeiro sinal. Mas, se você tem sua antena bem fixada em lugar que não apresenta oscilações, então, fique sossegado: não é ela. Pode ocorrer que alguma árvore esteja estendendo galhos e folhas no caminho do sinal, e isso pode prejudicar a conexão também.

Tenho observado que em anos que ocorrem explosões solares, a conexão fica mais lenta.

Esse é um fenômeno que afeta todos os usuários, não só você. Mas, é raro.

Entretanto, todo começo de mês é um problema, porque as empresas que não possuem canal de satélite próprio (como Bradesco, Unibanco, Volkswagem, etc) entram na rede para resolver problemas financeiros, aplicações, etc. 

Além disso, eles usam também o sistema de voz sobre IP, chamado de VoIP, para falarem entre si. Isso ocupa a banda do sistema e torna lenta a navegação.

Outro ponto: se você tem um roteador (hub) em casa e conecta outros micros ao seu, para uso da internet, pode ser que algum destes outros micros esteja ocupando a rede. Nesse caso, seu micro está funcionando perfeitamente: os outros é que 'comem' a banda do sistema.

O que o Terra diz sobre você fazer muitos downloads é uma meia verdade.

Claro, se você iniciar uma série de downloads, o sistema ficará lento para navegação. Mas, assim que os downloads terminam, a velocidade volta ao normal.

Outro programa que costuma 'comer' banda do sistema: o ICQ. Se você o utiliza com frequência, desligue-o completamente para que sua velocidade volte ao normal.

Mais um ponto: Veja se você tem um programa da Microsoft instalado em seu micro: MSCONFIG.exe. Se você usa Windows XP, o programa vai apresentar quatro telas de erro no início, mas entra em seguida. Clique na orelha 'Iniciar' e veja quais são os arquivos que o Windows está carregando ao iniciar o sistema.

Deixe ativados somente estes: StarControl, NettGain2000 Verifier, NettGain2000 e seu programa anti-vírus - no meu caso AVG_CC. 

Pode ser que algum programa ou site da internet tenha instalado outros programinhas menores e solicitado ao Windows que os carregue na abertura. Mesmo que você use a hibernação, se o programa já foi instalado, ele vai permanecer na memória do sistema até que você o desative.

Caso você não encontre o MSCONFIG, avise-me. Envio um pra você. Ele deve vir junto com o Windows, mas nem sempre vem...

Quanto ao seu provedor: Saiba que nós, usuários de banda larga, não necessitamos de provedor de serviços. Estamos ligados diretamente na Internet, pois o sinal que transporta nossos pacotes de informação segue direto para a antena da embratel e não necessita de provedor coisa alguma.

Eles usam de um artifício contratual, dizendo que esses provedores disponibilizam o serviço para nós. Mentira ! Quem disponibiliza é a própria Star One.

Caso queira juntar-se a nós - supostamente enganados usuários de satélite - escreva para a Star One e diga que você consultou o Procon e a ABUSAR e descobriu que pode contratar o serviço gratuito de um provedor qualquer, e não precisa pagar pelos serviços. 

Então, como não quer continuar pagando a mensalidade absurda que paga hoje, quer fazer a migração para qualquer um deles.

Aguarde a resposta e você verá que mais mentiras chegarão ao seu email.

Depois, caso queira, envie uma cópia destas mentiras para mim e vamos começar a analisa-las. Em breve seremos uma comunidade de usuários de satélite que vai começar uma boa luta judicial.

Só faço um alerta: não deixe de pagar suas mensalidades. Você está fazendo uma poupança a médio prazo. Mais tarde, quando o Judiciário nos der ganho de causa - e vai dar, porque a Star One não conseguirá provar que precisamos de provedor de serviços - receberemos tudo o que já pagamos e em dobro, pois foi pago indevidamente. Pode ser que paguemos a mesma mensalidade de um usuário de internet a cabo. 

Seu contrato - assim como o meu - diz que os equipamentos são fornecidos a título de comodato, ou seja, não podem cobrar pelo uso deles. Portanto: NÃO TROQUE DE CONTRATO NEM PERMITA QUE TROQUEM SEUS EQUIPAMENTOS POR OUTROS PIORES.

Se seu sistema foi bom, vai continuar sendo. Bastam alguns ajustes. Não se preocupe.

Espero ter ajudado. Mantenho-me à disposição para outros auxílios.

Euclides de Oliveira Jr
Itapetininga-SP