Servidor Web com IP Dinâmico
Por Richard Manzke

Quem possui conexão com a internet de banda larga (ADSL) muitas vezes, como eu, devem ter indagado sobre a possibilidade de outros usuários acessarem seu servidor web (IIS, apache, etc). Ou seja, vc pode deixar seu micro ligado 24h como um servidor web!

No caso da BrasilTelecom, esbarramos em 2 problemas:

- IP Dinâmico.
- Bloqueio da porta 80.

O que é IP Dinâmico?
Os computadores conectados a internet possuem um número de identificação: é o endereço IP formado por 4 octetos, assim: 200.215.1.35. No caso de servidores Web, este número é fixo e os responsáveis em converter o endereço que você conhece (www.domínio.com.br) no seu respectivo numero IP são os servidores de DNS. No nosso caso, esse número é dinâmico, ou seja, ele muda cada vez que conectamos a internet. Esse numero, para nós, é atribuído através de um servidor DHCP. Mesmo que você conecte e nunca mais desligue o seu micro, esse número vai expirar no servidor DHCP e um novo número será atribuído.

Nota: Não confunda DNS (Domain Name System) com DSN (Data Source Name).

Para resolver isso você precisa dos serviços de um servidor de DNS Dinâmico. Vá até o site http://www.dns2go.com/ e cadastre-se. Baixe o cliente respectivo para a sua plataforma e instale. Você vai criar um domínio do tipo:

www.meudominio.dns2go.com

O programa cliente que estará rodando no seu micro, atualizará a base DNS do dns2go de tempos em tempos sempre com o seu IP atual. Assim, quando alguém digitar o endereço que você criou, o mesmo será direcionado para o seu número IP atual.

Pronto para divulgar o endereço do seu servidor para os seus amigos não fosse um outro problema:

Bloqueio da porta 80 (BrasilTelecom).
Não sei porque a BrasilTelecom faz o bloqueio desta porta (a porta 80 é a porta padrão de requisição HTTP). Qual o problema de se ter um servidor web em casa? Sei lá... Foi por esse motivo que escolhi o dns2go entre tantos outros servidores DNS dinâmicos: ele permite o redirecionamento para outra porta! ;-)

Você precisa então fazer duas configurações:

1. Abra a console de gerenciamento do IIS (veja o vídeo tutorial deste procedimento).

2. Clique com o botão direito no Site da Web Padrão e selecione 'Propriedades'.

3. Na guia 'Site da Web' altere o campo 'Porta TCP' para 8080.

4. Nesta mesma guia, clique em [Avançado] e adicione uma nova identidade na porta 80 (isto é necessário para que você possa continuar acessando localmente suas páginas locais). Pressione [OK].

5. De volta a janela de propriedades, selecione a guia 'Pasta Base' e altere o campo Caminho Local com o caminho do site que você deseja.

6. Na Guia Segurança de Pasta clique no botão [Editar] e ative ou não o acesso anônimo. Se você deixar o acesso anônimo desativado, uma senha será requerida quando alguém for acessar seu site e este usuário deverá estar cadastrado no seu Windows 2000 (ACL). Clique em [OK] para concluir.

Configurando o redirecionamento de porta no dns2go:

1. Abra o dns2go (veja o vídeo tutorial deste procedimento).

2. Na guia 'Service Settings' marque a opção 'Redirect web request' e selecione 'To my current IP address on port' preenchendo o campo com o valor 8080.

3. Nesta mesma guia você também pode configurar uma página para ser exibida quando seu servidor estiver offline. Para isso selecione 'Apply the following...' para 'Offline', marque 'Point my domain to this URL' e preencha o campo com o endereço da sua página offline personalizada.

4. Clique [OK] para concluir.

Pronto, agora você tem um servidor web na sua casa ou escritório!

Veja também o vídeo de como configurar:

» DNS2GO

» IIS


// Richard Manzke
// WebPlace Networks