VCI / VPI

VPI/VCI (Virtual Pach Identifier e Virtual Circuit Identifier)

A conexão com a rede ATM é identificada por dois indicadores, Identificador de Caminho Virtual (VPI) e Identificador do Circuito Virtual (VCI). 

Cada conexão deve ter uma configuração de VPI/VCI exclusiva. Por exemplo: VPI-8 VCI-35


VPI/VCI - As portas no modem ADSL, são descritas como virtuais porque ela é associada a rede ATM, neste caso para configurar os VCI/VPI, você deverá entrar em contato com seu provedor de serviços ADSL.

O modo Bridge é configurado com os seguintes parâmetros :

Parâmetros

Descrição

VPI

Caminho virtual de identificação

VCI

Circuito virtual de identificação

LLC

Controle de lógicos de ligação, permite múltiplos protocolos

VCMUX

Virtual Circuit Multiplexer (null encapsulation) permite somente um protocolo passar pelo caminho virtual.

Habilitando NAPT

Esta opção só funciona para uma conexão router, não pode ser usada em Bridge ou PPP

Conexões virtuais

Os campos no cabeçalho responsáveis em levar a célula de um ponto a outro são os VPI e VCI (Virtual Path Identifier e Virtual Channel Identifier, respectivamente), como mostrado no exemplo abaixo de um número de conexões virtuais através de uma switch ATM. Dentro da switch existe uma tabela (routing table) que associa um campo VCI/VPI e uma porta a outra porta e a outro VCI/VPI.

Quando uma célula chega à switch, esta verifica o valor do VCI/VPI, por exemplo, 0/37. Como a célula veio pela porta 1, a switch determina que deve sair pela porta 3. E, além disso, o VCI/VPI é alterado para 0/76. A célula apenas passa pela switch, mudando apenas um campo do cabeçalho, não alterando o conteúdo de sua informação.

Os valores do VPI/VCI mudam por dois motivos. Primeiro, se os valores fossem únicos haveriam aproximadamente 17 milhões de valores diferentes disponíveis. Como a rede é muito grande, 17 milhões não seriam suficientes para representar todo o tráfego de células. O segundo é devido à administração de valores únicos em uma rede tão imensa como a internet. É impraticável comparar a conexão que você está para fazer com a do resto do mundo para saber se alguém a está usando!

Os valores de VCI/VPI têm significado apenas em uma dada interface. De fato, neste exemplo, 37 foi usado nas duas interfaces, mas não há risco de ambigüidade estão em interfaces físicas distintas.

A combinação dos campos VCI/VPI permitem associar uma dada célula a uma dada conexão, e assim, a célula pode ser encaminhada corretamente ao seu destino.

Caminhos Virtuais e Canais Virtuais

Por que dois campos separados?

A idéia do VPI é como se fosse uma coleção de canais virtuais. Como o VPI é de 8 bits, pode-se ter até 256 coleções de canais diferentes. Naturalmente, canais virtuais têm um único valor VCI.