Criando e Compartilhando uma rede com o Speedy PPPOE da Telefônica
Modem Zyxel Parks Prestige 642R

by UMV e colaboração de Rogerio Manoel da Silva

DICA: Para quem usa o Win2000, baixe e instale o WINIPCFG para Windows NT / 2000 / XP.

Neste texto explico de forma breve e de rápido entendimento como que eu consegui fazer o novo Speedy PPPOE da Telefônica ficar compartilhado em rede e autenticar a senha do provedor sem necessidade do cd de instalação dela (broadjump) ou de qualquer outro utilitário/protocolo extra. Não sou nenhum especialista no assunto, mas notei que muita gente tem dificuldade para compartilhar seus speedys autenticados (pppoe) então tomei a iniciativa de criar este help. A minha rede está configurada conforme figura abaixo:

Eu prefiro dessa maneira, pois com o modem configurado para compartilhar o Speedy na rede temos 3 micros independentes, ou seja, 3 micros de acesso direto à internet e não é necessário que 1 computador esteja ligado como servidor de internet para servir na rede, sem contar nos inúmeros benefícios em termos de utilização de programas para a internet, visto que se tem relatado pessoas dizendo que alguns programas não funcionam na estação quando se tem um micro como servidor de internet na rede... Configurando dessa maneira ainda se tem a vantagem? de não precisar utilizar firewall na rede uma vez que os IP´s dos computadores são inválidos e estará com todas as conexões entrantes fechadas, ou seja, sua rede estará totalmente protegida..

Se você quiser conhecer a desvantagem de se utilizar a rede dessa forma clique aqui

Para se conectar ao modem basta digitar telnet 192.168.1.1 (que é como meu modem veio configurado pela telefônica), se caso não funcionar tente 192.168.1.11 ou então 192.168.0.1 que é como deixaremos ele. 

(Caso a mensagem recebida seja 'impossível conectar ao host', talvez seja necessário colocar o IP na sua placa de rede... Ex: se vc estiver tentando acessar o 192.168.0.1, coloque o IP 192.168.0.2 com Máscara 255.255.255.0 no TCP/IP da placa de rede onde o Parks está conectado. Se vc estiver tentando acessar o 192.168.1.1, coloque o 192.168.1.2, e assim sucessivamente!)

Se mesmo assim você não conseguir sugiro que arrume um cabo serial, conecte-o ao parks e na serial do seu PC, entre no hyperterminal do windows e conecte-se ao modem na porta  pelo qual você o ligou (COM1 ou COM2). Não esqueça de configurar o hyperterminal para 9600 de velocidade e "none" para o controle de fluxo, senão não funciona. Uma vez dentro dele digite 1234 como senha, que é a padrão deste modem e siga os passos como nas fotos abaixo.

(A opção Client IP Pool Starting Address é o endereço IP que os micros da sua rede receberão via DHCP.)

Note que na opção IP Address está como 192.168.0.1. Este é o Gateway, ou seja, o caminho pelo qual você se conectará ao modem pelo telnet.. Se caso você o alterou de 192.168.1.1 ou qualquer outro número para o 192.168.0.1 o modem perderá a conexão no momento... Não se desespere, basta desligar e religar o modem (dando um tempo de uns 2 ou 3 mins com ele desligado) para dar o telnet novamente apontando para o novo número colocado e assim terminar com a configuração. Se ele (o gateway) não foi alterado esta mensagem deverá ser desconsiderada.

Após fazer a config acima você deverá fazer a opção 11. Ao entrar nela, se caso tiver uma opção com o nome "SpeedyB" entre dentro dela e desative-a na segunda linha (Onde está escrito Active deverá ficar em NO) e só assim siga o procedimento da tela abaixo... Se no seu modem não tiver esta opção (SpeedyB) dentro do menu 11, desconsidere esta mensagem.

Feito tudo isso a sua rede já estará pronta para ter internet compartilhada entre seus computadores e ter uma rede interna TCP-IP... No Win98/ME/2000 é importante entrar nas propriedades TCP-IP da placa de rede e deixar tudo no modo automático (nos 3 micros), senão não vai funcionar... No XP isso não é necessário.

OBS: É Importante que se altere a senha do modem, pois com essa configuração ativada qualquer um que dê um telnet no seu IP entrará dentro do modem e poderá "matar" a sua conexão com a internet, bem como a sua rede e ainda alterar a senha fazendo com que você não consiga mais entrar nele...

O compartilhamento nesse caso está completo. Abaixo, segue o roteiro para habilitar as portas para aceitar conexões entrantes:

-No menu inicial, entre na opção 15 - SUA Server Setup

-Conforme figura abaixo, determine a porta que será habilitada, e o IP da máquina que estará rodando o 'Servidor' para essa porta:

Feito isso, saia das configurações do modem, e efetue os testes no servidor....

Rogerio

Se você quiser abrir alguma porta para algum micro da rede é só entrar no menu 15 do modem (SUA Server Setup) e liberar a porta e o IP correspondente do computador que vai ganhar a nova conexão entrante. 

Se não fui muito claro em alguma parte do texto favor avisar... :-)

é isso aí...
umv

OBS Importante: Tenho recebido um grande número de e-mails de pessoas que não conseguiram fazer a configuração acima ou então de gente que "estragou" o modem tentado fazer ele virar roteador, ou ainda de gente que utilizou este tutorial para configurar o speedy megavia. Quero deixar claro que o tutorial é para o pppoe com modem parks e para pessoas que tem algum conhecimento técnico, pq do contrário as chances de perder a conexão com a internet e/ou acesso ao modem são grandes... Se caso você tem dúvidas de como configurar o modem da maneira correta contate-me no e-mail acima, posso fazer para você em seu domicilio...

Eu não me responsabilizo pelo mau uso deste tutorial.


Algumas Dúvidas relacionadas ao tema e que o pessoal me mandou por mail

P: - Tenho uma dúvida , o cabo de rede que vai do Roteador(Vulgo modem) é normal ou cross-over? Devo ligar no hub na porta Uplink? E os demais que saem do hub e vão para os computadores?

R: O cabo que a telefônica manda (o vermelho) é crossover e deve ser ligado à porta Uplink do hub. Os demais micros podem ser ligados ao HUB com cabeamento normal RJ45


P: - Fazendo toda essa configuração, estarei isento de usar provedor? Eu acho uma grande sacanagem ter que pagar provedor, pretendo pedir o speedy mas não quero pagar provedor.

R: Não, no speedy pppoe a utilização do provedor é necessária, vai ter que pagar.


P: - Não tenho rede em casa, tenho apenas 1 micro e não quero mais utilizar o cd da telefônica, quero que o modem faça todo o trabalho sozinho, fazendo como neste tutorial vai funcionar? Utilizo o Win98 2a versão.

R: Ainda não testei dessa forma, mas não tem porque não funcionar, mas para isso você terá que seguir os passos de como desinstalar tudo o que o programa da telefônica instalou em seu micro.


P: Notei que o provedor que você está utilizando é o Terra e que existe um DNS na configuração. Este DNS é o do Terra? Devo pedir por ele na hora de assinar o provedor para posteriormente inseri-lo na config do modem? Como proceder, me de um help plz.

R: Não, o DNS da configuração é o DNS primário da Telefônica, não tem nada a ver com o Terra... A utilização do provedor é apenas para autenticar o login/senha para você cair na rede-ip da telefônica e poder navegar.


Downloads

Download NetMedic 1.2.2