Rodando um servidor no seu computador

Por §aurman – n.laufer@terra.com.br  

 

Os serviços de acesso a Internet por banda larga às vezes vem com a porta onde se roda o servidor web bloqueado. Para desbloquear a porta eles te obrigam a assinar um plano mais caro. Aqui estou mostrando como rodar o servidor facilmente sem pagar nada.

Esta dica resolve os problemas causados por:

  1. Entre no site www.xitami.com e faça download da versão gratuita do servidor Xitami v. 2.5.

 

 

  1. Instale o servidor. Na tela de instalação você deverá escolher um nome de usuário e senha para mais tarde configurá-lo.
  1. Uma vez instalado abra o programa e clique em setup, aparecerá uma tela de confirmação, clique em ok e digite o nome de usuário e senha escolhida no começo para entrar nas configurações.

 

 

  1. Note que a configuração é feita no navegador. Na tela de configuração clique em virtual hosts.
  1. Clique em defaults.
  1. Abrira uma tela de configuração. No canto superior você verá vários botões, embaixo existem vários links, clique em Advanced.
  1. Nesta tela iremos configurar a porta do servidor. No campo IP port base você deverá colocar um número base para a porta onde irá rodar o servidor que não seja o que a o seu ISP bloqueia. Eu coloquei 6000 então o servidor web irá rodar na porta 6080.
  2.  

  1. Clique em Ok e depois em save. Logo clique no botão no canto superior direito Restart. Irá aparecer uma tela pedindo que você aguarde, aguarde alguns segundos.
  1. Vai abrir a tela principal de configuração, clique em exit.
  1. O servidor já esta configurado, se você quiser testar digite no seu browser http:// seguido do seu endereço IP mais : e a porta configurada. Ex: http://200.111.222.333:6080
  1. O problema agora, é o endereço IP. Entre no site www.no-ip.com, cadastre-se e cadastre um endereço. Escolha dentre as opções um nome que você gosta e pronto.
  2.  

 

  1. Para que o endereço que você escolheu esteja sempre associado ao seu endereço IP entre em http://www.no-ip.com/downloads.php e faça download do programa do no-ip. Cada vez que você entrar na Internet este programa irá informar ao no-ip o seu IP e assim o endereço irá apontar sempre ao IP certo.
  1. Entre de novo no www.no-ip.com e de login. No menu do canto esquerdo selecione a opção Add Redirect e preencha os campos. Em hostname escolha o que você quiser. Em URL escreva aquele endereço que você cadastrou no passo 11 seguido da :porta. Ex: qualquercoisa.no-ip.com:6080
  1. Clique em submit e pronto.

As páginas do seu site devem ficar em C:\Xitami\webpages (ou o diretório do Xitami correspondente).

Neste manual eu dei exemplos da configuração básica. Quem entende mais do assunto pode pegar a minha sugestão e usá-la como quiser.

A idéia é que o servidor rode na porta 6080(no caso), que você associe seu IP dinâmico a um endereço que não muda e que você tenha um 2º endereço que aponta a porta 6080 do endereço que está associado ao seu IP. O 3º endereço, quando digitando abre o site que esta no seu computador.

O Xitami também tem servidor FTP, suporte a CGI etc. Eu acho que é uma boa opção porque é leve e funciona bem. Consulte o manual do Xitami em http://127.0.0.1:6080/default.htm (se você escolher a porta 6080 e ele estiver instalado).