2Wire

Arquivos e Programas de Configuração

O manuais que estão em formato .pdf podem ser lidos com o 

Adobe Acrobat Reader 6 em Português

Get Acrobat Reader

HP-1800HG
2Wire / 3Play

Modem ADSL - alta velocidade
Roteador sem fio (WIFI) de alto desempenho
Switch Ethernet 4 portas
Firewall Integrado
Suporta acesso protegido WiFi (WPA - PSK)
Suporte a criptografia WEP 64-bit/128-bit
Sensibilidade de recepção: 802.11b
CCK= - 90dBm, 802.11g OFDM= -77dBm
Potência de Transmissão (máx.): 802.11b
CCK= 26dBm, 802.11g OFDM= 26dBm
Conexão 3 em 1

Por Julio Preuss

Nos velhos tempos em que banda larga era novidade, para ter uma conexão de alta velocidade compartilhada por toda uma rede doméstica, você precisava ter, pelo menos, o modem banda-larga (ADSL ou cabo, geralmente fornecido pela operadora), um roteador (ou hub, se o seu modem pudesse ser convertido para roteador) e, se quisesse acesso sem fio, um access-point Wi-Fi.

Sem falar no preço da parafernália, instalar e configurar tudo isso costuma ser no mínimo cansativo. E são três aparelhos ocupando tomadas no estabilizador, três lugares para se verificar o status da conexão em caso de problemas, três menus e senhas de administração para lembrar. Bom seria juntar tudo isso num mesmo equipamento, não? Pois foi exatamente isso que a americana 2Wire fez.

O produto em questão é o “Home Gateway” HT1800, também conhecido como 1800HG, distribuído no Brasil pela WDC Networks. Por trás de uma aparência futurista, quase alienígena, se esconde um legítimo 3 em 1 da conectividade moderna: ele é modem ADSL , roteador de quatro portas e ponto de acesso 802.11b/g em um único produto.

Ainda inclui a proteção de um Firewall, algo já esperado de qualquer roteador moderno, mas que neste caso funciona por hardware, sendo capaz de resistir a mais tipos de ataques, como os temidos Denial of Service. Não é a toa que já foram vendidos mais de 5 milhões desses aparelhos no mundo em parceria com operadoras como AT&T, British Telecom e Telmex.

Aparelho tem três antenas, mas todas internas

Apesar de não contar com antenas externas, como estamos acostumados, as especificações do recurso de acesso sem fio batizado de HyperG impressionam: equipado com antena interna tripla, o aparelho oferece, segundo o fabricante, alcance de até 400m e redução das áreas de sombra – bom para quem precisa cobrir uma área grande com um único ponto de acesso.

A lógica, diferente dos produtos baseados na tecnologia Mimo do futuro padrão 802.11n, que também contam com três antenas, é que a terceira antena é usada exclusivamente para transmissão de dados, evitando a perda de desempenho que acontece quando se alterna entre transmissão e recepção nos pontos de acesso tradicionais. Para completar, os HyperG usam transmissores de 400 mW, quatro vezes a potência dos modelos sem fio comuns.

O HT1800 foi projetado para ser usado na vertical, apoiado sobre uma base não removível. Se, por um lado, isso economiza espaço na supefície da mesa, as opções (presentes em modelos da concorrência) de colocá-lo na horizontal, em uma prateleira com altura limitada, ou fixá-lo na parede podem fazer falta. Sem antenas móveis, dá para imaginar que a opção pela orientação vertical tenha a ver com a qualidade da transmissão de dados.

Configuração é quase toda via Web

O único “botão”, um orifício de reset, e todos os conectores do HT1800 estão localizados no painel traseiro: são quatro ethernet RJ45 (portas de rede), um conector telefônico RJ11 (para a linha ADSL), a entrada de força e uma porta USB. Para usar o equipamento em modo USB, é necessário instalar o driver que, pelo menos no exemplar que recebemos para teste, não veio na embalagem, devendo ser baixado da Internet.

Por outro lado, o kit inclui um par de cabos de rede (um normal e um invertido, para conexão a roteadores), um cabo telefônico e um “splitter” para a linha telefônica. Na frente, de plástico cinza escuro igual ao do painel traseiro, estão apenas três leds de atividade (força, banda-larga e rede local). O resto do produto é de cor creme bem claro e, não fosse o design modernoso, remeteria aos gabinetes beges do passado.

Depois de instalar o modem/roteador de acordo com as instruções do CD normalmente fornecido pelo provedor, a configuração de todas as funções do aparelho, como já é costume neste tipo de equipamento de rede, se dará por meio de páginas Web internas, acessadas, neste caso, pelo endereço http://gateway.2wire.net, a partir de qualquer computador conectado à rede.

Model   Description   Operating Systems   Documentation
 


100/1000 Series
 
Upgrade your HomePortal's USB driver to connect computers directly to the USB port of a HomePortal
 
Driver
5/14/2004
Instructions
 
Driver
9/07/2005
Instructions
 
User Guide
100 Series

User Guide
1000 Series

 Port Forwarding for the 2wire 1800hg

Informática
MODEM EFETUA CONEXÃO À INTERNET COM O SEM CABO 24/5/2006  

A tecnologia ADSL, que permite a transferência de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas, deve sua existência, em grande parte, ao modem ADSL, responsável por decodificar o sinal. São diversas as marcas e os modelos disponíveis. Entretanto, antes de adquirir um aparelho desses, o usuário deve considerar as várias diferenças entre eles.

O modem 1800HG, da 2Wire, avaliado pelo Teste USP, se caracteriza por não ser um modem ADSL comum. Ele assume a função de roteador, é ponto de acesso sem fio à internet e ainda dispõe de regras de firewall para a proteção da rede local. Para isso, ele possui quatro portas Ethernet 10/100 Mbps e uma porta USB 1.1.

O modem oferece os protocolos de comunicação mais usados pelas companhias telefônicas, como PPPoE, PPPoA e RFC2684 – este último conhecido como IP fixo pelos usuários do Speedy, da Telefônica.

No modo roteador, o modem dispõe do protocolo NAT, que fornece acesso à internet a todos os computadores conectados a uma das portas Ethernet. Ele é também servidor DHCP, função pela qual atribui automaticamente as configurações aos micros aos quais interligados, permitindo ligação a internet de maneira rápida e fácil.

O modem 1800HG ainda assume o papel de ponto de acesso, permitindo a computadores, a notebooks, a palmtops e a outros portáteis com placa de conexão sem fio se conectar à internet sem a necessidade de uma rede cabeada. Em contrapartida, disso surge uma preocupação com a segurança na transmissão dos dados.

Para solucionar esse problema, o modem criptografa os dados nos padrões WEP e WAP com uma chave de até 128 bits. Ele já vem configurado para criptografar as informações no padrão WEP com uma chave de dez dígitos, encontrada na parte de baixo do aparelho. Para a conexão entre aparelhos sem fio, o produto aceita os padrões IEEE 802.11 e 802.11g. ambos operam dentro da freqüência de 2,4 GHz, com velocidades de transmissão de 22 Mbps no padrão 802.11g.

O inconveniente de usar essa freqüência é a lata interferência que ela sofre de outros aparelhos – como telefones móveis, microondas e dispositivos com Bluetooth.

A conexão sem fio se manteve até 30 metros de distância do ponto de acesso em ambiente com paredes e a até cem metros em ambiente aberto.

Toda a configuração do modem é feita pelo navegador e apresenta uma interface bastante amigável e intuitiva. O aparelho possui um assistente de configuração que executa os passos necessários para se conectar à internet. Porém, como ocorreu no teste, somente essa pode não ser suficiente, sendo necessária a modificação de algumas opções avançadas.

Para a rede sem fio, nenhuma alteração teve de ser feita, pois a configuração padrão estabelecida pela 2Wire é adequada para a maioria dos usuários. Porém, a alteração da chave criptográfica é recomendada, assim como a mudança do canal wireless em que o modem irá operar em caso de interferências.

Algumas configurações simples do firewall também já estão definidas como padrão pela 2Wire, como a detecção de ataques à rede. Entretanto, configurações mais avançadas estão disponíveis, o que torna possível personalizar algumas opções para cada porta Ethernet.

Por possuir um servidor DHCP, cada computador ligado ao modem via porta Ethernet recebe automaticamente as configurações corretas. Isso torna desnecessária a configuração manual de cada máquina. O aparelho possui também uma porta USB 1.1, que pode ser usada por mais de um micro. Nesse caso, é preciso fazer a configuração usando um soft da 2Wire que o acompanha.

Ao preço de R$ 350, o 1800HG pode ser uma boa solução para quem deseja compartilhar a conexão à internet com equipamentos portáteis e, ao mesmo tempo, preservar a rede cabeada para micros de mesa.

Multifuncional, ele reúne várias funções em um único aparelho, o que pode ser vantajoso para quem precisaria comprar vários equipamentos separadamente. Para esses usuários, o modem apresenta uma ótima relação custo/beneficio. Mas, para os usuários que necessitam apenas das funções básicas de cada um desses produtos, a compra do modem da 2Wire pode não ser uma boa, devido ao alto custo proporcional.

Fonte: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO