Vc tem conexão a cabo ou adsl, e nao consegue enviar arquivos nem abrir servidor?
Enviado em: 17/Jul/2002 por intrµder

ArtigosadslcableVc acabou de adquirir algum tipo de conexão a cabo ou ADSL que tem uma velocidade ótima pra download mas não consegue enviar arquivos para ninguém no IRC e ICQ e nem pode abrir servidores de jogos, ninguém consegue estabelecer nenhum tipo de conexão direta IP/IP com vc? então leia este texto...





Alguns condomínios e conjuntos residenciais criam uma rede interna com acesso a internet, compram um plano de 2mb/s e distribuem para todas as residências do condomínio, a velocidade é ótima e o custo sai bem mais em conta do que uma conexão individual..

Mas acontece que a maioria dos usuários deste tipo de conexão de banda larga não querem somente visitar sites enviar e receber e-mails, qual é a graça de se ter uma conexão banda larga se vc não pode enviar arquivos em alta velocidade? ou conectar em alguns tipos de servidores de jogos multiplayer, jogar sem LAG, ou até mesmo abrir seu servidor de jogos ou arquivos? nem o DCC no mIRC funciona corretamente. Pois é isto é o que esta acontecendo no Brasil inteiro não somente em redes residenciais mas em alguns serviços de banda larga, onde vc somente faz parte de uma rede que compartilha conexão e vc não tem um ip real para estabelecer conexão externa, ou até mesmo bloqueiam seus privilégios pra vc não fazer isto, todas as conexões atribuídas a vc caem em um servidor e nunca em seu pc.
Muitos no #Manutenção aparecem com este problema:
Olá, não consigo enviar arquivos para meu amigo, pq?

Na maioria dos casos resolvemos este problema alterando algumas configurações no mIRC, como por exemplo configurar o mIRC para enviar DCC's usando o ip do servidor e não o ip interno da rede, como fazer isto?
No mIRC:
- Aperte alt+o
- Vá em Maquina local(Local Info)
- Em Lookup method marque Servidor(Server)

- E em "On connect, Aways get:" mude para ip adress..
Tente alternar entre eles..
É importante q sempre q vc alternar o lookup method e o aways get, o Local Host mude de 200-161-218-134.dsl.telesp.net.br para seulocalhost e o IPAdress alterne entre seu ip de rede: 192.x.x.x e o ip real 200.x.x.x
Atenção É obvio q estes endereços Ip's e localhost's q eu coloquei acima não existem, no seu pc vai aparecer outra coisa parecida..
reconecte sempre e tentar enviar DCC's até acertar.. na maioria dos casos isto resolve.. vc pode notar que antes de fazer isto se vc digitar no mIRC:
//echo $ip
Irá aparecer um ip real como, 200.246.55.1 que pode ser acessado externamente por qualquer usuario na internet e não 10.10.0.1 ou 192.168.1.2 que sao ips padrão de redes internas, mas se na hora que vc foi mudar o lookup method já estava selecionado Server, altere para Cliente e reconecte e tente enviar DCC's para alguém...

Caso vc queira entrar em contato com pessoas que já resolveram seus problemas de dcc desta forma entre neste link:
http://www.infohelp.org/dfstodosaj.php
Se alterando estas configurações vc não resolveu seu problema, o mIRC oferece um sistema de conexão via Proxy's ou seja, vc especifica um proxy ele conecta por este proxy e vc pode iniciar dccs usando o ip do proxy, um proxy gratuito pode ser encontrado na internet facilmente ou vc pode pedir para o Administrador liberar para vc.
Obs: Somente no caso de ser uma rede residencial, ou se quiser tentar pedir a um provedor também.. talvez consiga.
Configurando um proxy no mIRC: - Aperte alt+o - Vá em Conexão/Firewall(Connect/Firewall)
- Coloque o IP do Proxy e a porta
- Selecione o tipo do proxy(Socks4 socks5 ou Proxy)
- Selecione Usar Firewall(Use firewall)
- Selecione Inicializar DCC's pelo firewall

Reconecte e digite: //say $ip
Vc irá notar que o ip é o ip do proxy e não seu ip nem o do servidor de sua rede.
Obs: Este método somente não irá funcionar se o proxy que vc esta usando não esta funcionando ou se o proxy que vc usar for algum proxy inseguro banido pela Brasnet ou a rede de IRC que vc freqüenta...
Alguns jogos multiplayer e softwares oferecem a conexão via proxy também como o ICQ, se vc esta com problemas para enviar arquivos por ele vc pode usar este método também...

Caso vc nao esteja em nenhuma rede residencial, vc pagou caro pelo serviço de banda larga e nao consegue estabelecer conexão direta estes métodos acima também servem para vc.. Caso vc use ADSL e o modem esteja em sua casa, vc pode alterar as configurações dele, fazer um NAT e enviar arquivos sem problemas e conectar em qualquer coisa especificando sempre a porta que vc quer redirecionar.. como já disse neste tutorial anterior:
(Usando identificação PPPoE interna no modem/router ADSL Prestige Parks(Speedy)
Este modem que vc vê ai em sua casa 'na verdade nao é um modem é um roteador e vc pode alterar as configurações dele, leia o tutorial para saber como conectar-se ao modem/router, e ver se ele suporta NAT, se suportar vc deverá ir no mIRC:
- Aperte alt+o - Vá em DCC
- Em portas de DCC coloque a mesma na inicial e na final
- Em seu modem no NAT coloque para redirecionar aquela porta à seu IP, assim todas as conexões DCC que vc fizer no irc abrirá sempre a mesma porta e vc poderá redirecionar a seu ip pelo NAT.
Mas neste caso vc esta apagando um serviço individual e tem todo direito de reclamar então o correto mesmo nao é vc se matar para configurar, é vc entrar em contato com o provedor ou no responsável pelo serviço de banda larga e falar o seguinte:
Olá, estou com problemas para conectar em alguns tipos de servidores de jogos e nao consigo de maneira alguma abrir servidores para meus amigos conectar e o pior de tudo é que nao consigo nem enviar arquivos para meus amigos por ICQ ou MIRC.. o que posso fazer? de que me adianta um serviço de banda larga se nao posso estabelecer conexão direta IP/IP?
Muitos serviços de banda larga como Speedy da telefonica bloqueiam as portas 23, 80, 21 e 23 que impedem vc de abrir servidores FTP, HTTP, TELNET, eles dizem que se vc quiser criar um servidor terá que adquirir o plano mais caro, para servidores, mas vc nao precisa fazer isto.. nesse caso vá no software que vc usa para abrir o servidor e altere a porta para alguma diferente que nao esteja bloqueada.. por exemplo, 21 é porta padrão para FTP use 2121, e sempre quando a pessoa for conectar em vc especifique a porta, por exemplo:
ftp://usuario:senha@meuip:2121

Realmente a banda larga no Brasil é uma burocracia só, mas sempre tem um jeito de se esquivar dessas frescuras, recomendo sites de amigos que estão na luta para derrubar a burocracia que há no serviço de banda larga no Brasil:
www.abusar.org
www.velocidadejusta.com.br

Bom, espero que esse tutorial te ajude.. é obvio que exista outras problemas que possa impedir vc de enviar arquivos ou conectar à servidores, mas nao tem como eu falar sobre todos métodos para resolve-los aqui, falei sobre os mais comuns e vc pode ajudar neste site, enviando seu texto de como resolveu seu problema ou comentando este artigo, caso nao tenha resolvido.. ou faltado algo em meu texto que vc queria acrescentar, ou discutindo sobre o mesmo no
#Manutenção rede: irc.brasnet.org, com sua ajuda vamos montar um ótimo texto sobre este assunto, para ajudas as pessoas com este problema e vc ficará com seu devido credito =)

t+
intrµder