SpeedTouch 510v6  
Configuração, atualização e roteamento

By Diego Ventura (Sem Chance)

Link Original: http://geocities.yahoo.com.br/sem_chance01/  

Pessoal por favor façam essa seguinte alteração em meu tutorial, pois muitos usuários de BRT estão tendo problemas depois de atualizar a firmware, me parece que o modem deixa de funcionar pela BRT parece que só funciona com a versão 5.4.0.13, em fim basta colocar isto aki no topo do tutorial

OBS.: Usuários de Velox, ou outro sistema da Brasil Telecon, não atualizar a firmware do modem, pois o mesmo não irá mais funcionar no sistema da BRT. Caso realmente queira alterar a firmware será por sua conta e risco.


Vamos lá entes de mais nada deixo claro que todo conhecimento para fazer com que este modem alterado pela telefônica para não rotear foi adquirido por amigos e sites.

01 – Antes de mais nada vamos verificar a versão de seu modem... abra a configuração do mesmo por uma pagina de internet colocando no endereço http://10.0.0.138 isso fará com que seja aberta essa tela:  

02 – Agora nesta tela como a citada acima olhe no meio da tela e procure por Software Release ou Software Version, no meu caso a alterada pela telefônica que veio em meu modem foi a 5.4.0.13, caso a sua seja a mesma provavelmente você vai precisar atualizar, mas ainda veremos isso:

03 – Caso sua versão seja superior a citada acima, vamos começar o processo de rotear seu modem:

04 – No meu do lado esquerdo clique em SpeedTouch e depois em Configurations, no meio da tela irá aparecer uma outra tela bem parecida com a da primeira imagem, então vamos clicar em Set Up para iniciar o processo de configuração:

05 – Esta é a parte mais fácil desse modem, vai aparecer um menu parecido com a de instalação de programas, o bom e velho next (próximo), como a imagem abaixo: 

06 - Nesta primeira tela vamos clicar em next, na próxima tela irá aparecer aonde podemos escolher se rotear ou bridge, vamos escolher Routed PPP, e clicamos em next:

07 – Nesta tela praticamente não iremos mexer somente verificar se está como o da foto abaixo e em seguida clicar em next:

08 – Nesta tela é onde colocamos os dados de seu provedor o mesmo que você coloca no seu discador da telefônica:

09 – Tendo coloca os dados para conexão clique em next, na próxima tela não altere nada somente quem sabe o que está fazendo esta tela sendo alterada nome e senha passará a pedir nome e senha toda vez que for acessada a configuração do modem, (recomendável não alterar), clique em next.

10 – nesta tela será exibido um resumo das suas configurações, basta clicar em start.

11 – E feito isso irá começar o processo automático de configuração do modem para roteador, a tela seguinte apresentara uma mensagem de Please Wait (Favor Aguarde). Tendo sucesso na configuração aparecerá uma mensagem de sucesso como a mostrada abaixo:

12 – Essa tela indica que todo processo de roteamento ocorreu bem sucedido, para terminar clique em finish.

13 – Agora vamos testar a configuração, sem alterar nenhum parâmetro de IP do windows, deixe tudo automático via DHCP, se você não sabe o que é, é por que tenha certeza de que já está automático via DHCP, agora vamos abrir um site qualquer da internet sem utilizar o discador padrão do speedy, caso haja conectividade e você consiga ver seus sites normalmente parabéns, seu trabalho acaba aqui. Agora para azarados como eu que vem sofrendo um pouco mais, vamos a parte mais trabalhosa:

Atualizando o firmware do ST510v6

14 – Neste tutorial logo abaixo tem o link do arquivo de atualização e a imagem da versão mais nova 5.4.0.14.

Programa de atualização

imagem mais recente 5.4.0.14

15 - Vamos lá para descompactar os arquivos é necessário o winzip, descompacte tudo em um lugar de fácil acesso por exemplo na área de trabalho, agora vamos lá acesse a pasta do programa de atualização, e execute o arquivo "upgradeST.exe" o mesmo processo next até ele chegar a essa tela:

16 - Caso ele dê a mensagem de alguma coisa que seu modem está protegido por senha (password), clique em detalhes (details) e insira o nome de usuário: Administrator e se não der certo coloca a senha também como Administrator, tendo aceitado a tela irá aparecer como a mostrada acima, agora clique em próximo.

17 - Agora estamos na tela de onde vamos escolher o arquivo de imagem, caso já tenha descompactado o arquivo, clique em "Com disco" (Have Disk), e ache a imagem que você baixou logo acima clique em OK e na mesma tela será mostrado a atualização, repare bem na descrição como está na foto, as vezes a versão pode não ser a mesma...

18 - Repare bem nesses pontos onde marquei, em cima onde está dispositivo é o tipo da sua placa BANT-U, caso a sua seja um modelo diferente, pare aki não ira funcionar e poderá danificar seu modem: agora onde eu circulei "NOTA" no meu caso como a atualização já foi feita aparece que já está instalada, se no seu caso aparecer alguma coisa como imcompatible, pare por aqui também, e procure na internet um firmware compatível com a versão de seu modem, agora se aparecer alguma coisa como "..." ou compatible (compatível) clique em próximo e ele vai mandar bala, agora não passa perto do modem e muito menos pense em desligar ele... espera, tenha calma demora mesmo.... vá tomar um café. pronto né... agora sim.

19 - Seu modem já está atualizado na versão original de fábrica dos Estados Unidos. agora volte ao passo 1 e tente novamente o processo de configuração de Routed PPP, no meu caso a partir da hora em que foi atualizado ele já navegava normalmente na internet mesmo constando falha de conexão na seção de diagnósticos, mas tudo bem o que interessa é funcionar....

Problemas na atualização

20 - Já sei você desligou o modem ou a luz piscou né (meu caso), neste caso o modem vai perder toda conectividade, faça da seguinte maneira, deixe ele todo ligado como estava anteriormente, agora você terá de especificar o IP de sua máquina manualmente:

20 a Windows 95,98, ME:

 Botão direito em ambiente de rede > propriedades > 2 cliques em protocolo TCP/IP, (é o tcp/ip da sua placa de rede e não dial-up no meu caso seria adaptador tcp/ip em realteck 8139) agora procure aonde podemos colocar endereço IP ai, certo já achou né... então vamos lá coloque os endereços como abaixo:

 IP: 10.0.0.5

Máscara de sub-rede: 255.0.0.0

Gateway padrão: 10.0.0.138

DNS primário: 10.0.0.138

DNS secundário: deixe em branco

agora clique em ok se tiver que reiniciar a maquina faça-o... voltando, agora abra novamente o programa de atualização e faça o procedimento "15" novamente...

20 b windows 2000, XP e 2003

Botão direito em meus locais de rede > depois em propriedades, agora selecione o adaptador que está ligado o modem "geralmente seria adaptador padrão" agora clique com o botão direito nele e depois em propriedades agora localize protocolo TCP/IP, (é o tcp/ip da sua placa de rede e não dial-up no meu caso seria adaptador tcp/ip em realteck 8139),

agora procure aonde podemos colocar endereço IP ai, certo já achou né... então vamos lá coloque os endereços como abaixo:

IP: 10.0.0.5

Máscara de sub-rede: 255.0.0.0

Gateway padrão: 10.0.0.138

DNS primário: 10.0.0.138

DNS secundário: deixe em branco

 agora clique em ok se tiver que reiniciar a maquina faça-o... voltando, agora abra novamente o programa de atualização e faça o procedimento "15" novamente...

Como abrir portas

21 - esta é a parte mais fácil do serviço abre a configuração do modem http://10.0.0.138 agora clique em Toolbox

22 - Estando na guia Toolbox, clique em "Game & Application Sharing" será aberta uma pagina no centro desça até o fim e clique em "Assign a game or application to a local network device" clicando neste link você será mandado a outra pagina onde pode escolher o programa que quer usar na porta devida no meu caso o emule porta 4662, bastou selecionar ele na lista que automaticamente o modem já configurou a porta UPD 4662 e UDP 4672 sozinho não precisou de mais nada, agora caso o que você quer não esteja na lista pode ser criado mais itens no botão "Create a new game or application". bom acho que eh só isso adicionando o programa na lista irá ficar assim...

Final:

Espero ter ajudado muita gente com esse tutorial, mas depois de muita briga com a telefonica, consegui resolver o problema de meu modem, só pra pessoas como eu que não gostam de usar a porcaria do discador da telefonica.

Créditos para Diego Ventura (Sem Chance)