Hub e Switch - Quais as diferenças ?

Diferença entre Hub, Hub Switch e Switch

Uma explicação simples é que sempre que um pacote é enviado para os hubs, este pacote é enviado para todas as máquinas, o famoso broadcasts, que causa colisões de pacotes, que tem de ser reenviados, tornando a rede muito lenta.

Os hub switchs, por sua vez, identificam as maquinas pelos ip's, e conseguem enviar mais corretamente os pacotes, porém numa rede com DHCP isto não é muito eficiente, porquê os ips mudam com a freqüência determinado pelo administrador da rede, e as tabelas tem de ser refeitas.

Os switches identificam as maquinas pelo MAC address, que é estatico, ou seja não muda, e também pelo o ip da máquina, evitando assim os conflitos de pacotes o que torna a rede mais rápida.

HUB: opção barata e só deve ser usado em pequenas redes domesticas

HUB Switch: opção economica ao switch e ser para redes de até 24 maquinas.

Switch: para redes maiores de não necessitam de roteadores

Hub

Hub é um equipamento que é o ponto de conexão central para o cabeamento de uma rede.  O Hub permite conectar dois ou mais segmentos Ethernet. Quando os sinais de transmissão se começam a deteriorar, o que é causado pela limitação do comprimento dos cabos, o Hub simplesmente repete e amplifica o sinal para todas as portas que lhe estão conectadas. Um Hub, também chamado de Repeater (Repetidor), permite apenas que os utilizadores compartilhem Ethernet. Os pontos em uma rede partilhada podem apenas obter uma porcentagem da banda de rede, pelo que uma rede de Repetidores é muitas vezes apelidada de "Shared Ethernet". Todos os nós do segmento Ethernet irão partilhar o mesmo domínio de colisão.

Um domínio simples de colisão consiste em um ou mais Hubs Ethernet e nós conectados entre eles. Cada aparelho dentro do domínio de colisão partilha a banda de rede disponível com os outros aparelhos no mesmo domínio. Switches e Bridges são utilizados para separar domínios de colisão que são demasiado grandes de forma a melhorar a performance e a estabilidade da rede.

Ao escolher um Hub, escolha Hubs de 8, 16 ou 24 portas RJ45, dependendo do número de pontos de rede a serem conectados, e de preferência a fabricantes renomados.

Sugestão

Até algum tempo atrás, os Switches custavam muito mais caro do que um Hub. Hoje em dia os preços dos Switches cairam bastante. Ao se projetar uma rede. é sempre preferível utilizar um Switch ao invés de um Hub. Os switches mais simples, não gerenciáveis, também são chamados Switching Hubs.

Switch

A função de um Switch é conectar diferentes redes. Um Switch mapeia endereços Ethernet dos nós que residem em cada segmento da rede e permite apenas a passagem do tráfego necessário. Quando um Switch recebe um pacote, determina qual o destino e a origem deste, e encaminha-o para a direção certa. O Switch larga o pacote se a origem e o destino são no mesmo segmento de rede. Os Switches também previnem que pacotes danificados se alastrarem por toda a rede, melhorando assim a eficiência da transmissão dessa rede.

Existem duas arquiteturas básicas de Switches de rede: "cut-through" e "store-and-forward". os Switches "Cut-through" apenas examinam o endereço de destino antes de reencaminhar o pacote. Um Switch "store-and-forward" aceita e analisa o pacote inteiro antes de o reencaminhar. Este método permite detectar alguns erros, evitando a sua propagação pela rede. Hoje em dia, existem diversos tipos de Switches híbridos que misturam ambas as arquiteturas.

Ao escolher um Switch, escolha Switches de 8, 16 ou 24 portas RJ45, dependendo do número de pontos de rede a serem conectados, e de preferência a fabricantes renomados.

Cabos de rede

Existe a ligação cross-over e paralelo (NORMAL)

Introdução
Para conectar 2 computadores através de placas de rede utilizamos o cabo cross-over, a conexão é feito com conectores RJ45 e cabo par trançado 10/100Base-T (Cabo UTP Categoria 5 = 100Mb/s), é uma solução barata, pois não é necessário comprar um HUB só para ligar 2 PCs.

A Figura 1, descreve qual é o pino 1... 8 do conector RJ45, para construir o cabo cross-over no conector de outra extremidade vc troca de posição dos cabos conforme descrito na Figura 3, os cabo possui 4 pares trançados, por exemplo o Laranja/branco é o cabo branco do par Laranja.

Caso vc utilize HUB na sua rede , vc deve fazer os cabos normais descritos na figura 2, e pode ter vários computadores interligados, dependendo apenas de quantas portas tem o seu HUB