Mini how-to para wireless micro-a-micro
usando Linux Kurumin, rede sem ponto de acesso

By RodriGNU®

Uso velox (256) que chega pelo modem D-Link DSL500G em modo Bridge, entra cabeado num "roteador" Pentium 100/16 RAM rodando o linux Coyote na placa de rede "A", saindo pela placa "B" e este mesmo roteador distribui o link via cabo ate um switch encore 10/100 de 8 portas, que está numa outra parte do apartamento.

Neste switch estão conectados por cabo 2 desktops, 1 com windows xp, e outro com o linux Kurumin.

Na máquina com o Kurumin tem 2 placas de rede: 1 realtek 10/100 PCI, e 1 outra wireless D-Link DWL520+ 22MBps PCI.

A maquina Kurumin recebe o link adsl pelo cabo que vem do switch, e compartilha a internet via wireless, com um notebook que tem windows xp, e possui tb um um cartão pcmcia D-Link DWL650+ 22MBps.

A configuração na rede wireless está setada como Ad-Hoc, que é o padrão para micro-a-micro, sem ponto de acesso.

No meu caso foi simples a configuração.

Entrei no Kurumin e pedi para ele configurar uma rede Wireless.

Os passos são os seguintes:

1. Qual ESSID da rede?
(explicação: este item é o nome da rede sem fio e normalmente é configurado no ponto de acesso, mas neste caso, como a rede será ad-hoc, vc pode colocar o que quiser, por exemplo: rede-wireless, wireless, sem-fio, etc). no meu caso, eu coloquei Kurumin-Wlan.

2. Qual o modo de operação da placa wireless?
(no seu caso, assim como no meu caso, que é micro-a-micro, sem ponto de acesso, apenas as 2 placas de rede sem fio, deve colocar Ad-Hoc. se fosse com ponto de acesso, acho que seria Auto, ou então Managed, Default).

3. Qual o canal da rede wireless?
(aqui vc escolhe o canal de 0 a 16, ou deixa em branco para o modo automatico. no meu caso escolhi o canal 6).

4. Qual a chave de encriptação WEP da rede wireless?
(este é um numero em hexadecimal que tenha ou 10 ou 23 digitos. se vc não quiser usar encriptação deixe este campo em branco, mas não é aconselhado, pois vai ficar sem segurança e qualquer um que detectar a sua rede vai poder entrar nela). no meu caso usei uma senha com 10 digitos com uma mistura de nomes.

5. dai passa para as configurações de placa de rede mesmo.

a) a configuração vai ser automatica (dhcp) ou vc vai querer setar um ip para a placa de rede? se deixar em dhcp a placa vai tentar pegar todas as informações, mas apenas se vc tiver um servidor de dhcp que possa fornecer estas informações para a placa que as está solicitando.
se vc não tiver um servidor de dhcp ou estiver em duvida, como no meu caso eu setei o ip na mão mesmo, 10.10.0.5, mas vc pode escolher outro, por exemplo 192.168.0.1;

b) configurar a mascara de sub-rede. isso está diretamente ligado ao tipo do ip que vc utilizou. no meu caso usei 255.0.0.0 mas se vc usar o ip alternativo que eu disse acima, 192.168.0.1, sua mascara de sub-rede tera que ser 255.255.255.0;

c) configurar o endereço de broadcast, que tambem dependerá do ip que vc escolheu. no meu caso foi 10.10.0.255, e no caso do ip alternativo 192.168.0.1 o endereço de broadcast deverá ser 192.168.0.255;

d) agora o default gateway, que será o ip da maquina que está servindo a rede para vc. no meu caso, a rede vem do Pentium100 com o Coyote, cujo ip é 192.168.0.1; no seu caso, digite o ip da placa de rede que recebe a internet direto do modem. veja nas configurações de rede de sua maquina;

e) configuração do DNS. quando vc entra na internet e digita por exemplo www.ig.com.br, o seu browser envia este pedido para um outro computador que transforma o nome em numeros de ip da internet, e então encontra o computador ao qual vc está "chamando" de www.ig.com.br. essa maquina DNS é a maquina que converte nomes em numeros e é chamada DNS. por isso vc deve colocar aqui um ip de um servidor de nomes. no meu caso uso o meu proprio gateway 192.168.0.1, pois ele é o meu DNS. não sei se vc vai poder usar o seu gateway tb, mas de todo modo vc pode usar o DNS do seu provedor. entre no site do seu provedor e procure as configurações de conexão ou então ligue para o suporte e pergunte qual DNS vc pode usar.

6. agora basta configurar a outra placa de rede wireless que está no notebook. comece a partir do ip e use a mesma faixa de ip que vc usou no outro, só mudando o final, por exempo 192.168.0.2, depois configure a mascara de sub-rede, gateway e dns.

7. provavelmente após isso o windows xp irá avisar que está conectando a uma rede e te avisará se vc quer conectar ou não. se isso não acontecer, vc terá que ir nas configurações da placa de rede wireless do notebook. clique em conexoes de rede, e entre nas propriedades da rede sem fio (botão direito do mouse). clique então na guia "redes sem fio", selecione o botão "avançado" e clique na opção "Apenas redes de computador a computador (ad hoc)". clique em fechar. clique em Ok na outra janela.

já está feita a rede sem fio.

se o notebook não navegar, provavelmente é porque ele está sem uma rota definida no desktop que está servindo a conexão, mas ai eu deixo com os colegas que entendem mais disso.

Qualquer erro ou equívoco, por favor me corrijam, afinal eu sou apenas um mero curioso tentando dar uma ajuda.

obs.: a maioria das informações aqui acima foram retiradas dos scripts que rodam no linux kurumin. http://www.guiadohardware.net 

-- 
abs.
r.
=====================
linux registered user
#293533
=====================