HORA LEGAL

O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão de alguns milésimos de segundo, e só há vantagens em se fazer isso!

O NTP.br através de seus servidores públicos ajuda a manter seu computador e sua rede sincronizados com a Hora Legal Brasileira, e com o Tempo Universal Coordenado (UTC).

Acerte seu relógio - Hora legal do Brasil
Alguns servidores NTP :

USA : time.windows.com e time.nist.gov

BRASIL : Estão disponíveis para acesso público os nossos servidores de protocolo NTP nos endereços 200.20.186.75 e 200.20.186.94, ambos na porta 123 UDP.

Um novo serviço de NTP do NIC.br, o NTP.br, está em funcionamento.

O serviço fornece a Hora Legal Brasileira através dos servidores: a.ntp.br , b.ntp.br e c.ntp.br .

ntp-tutorial1-pequena1.pngGuia Rápido

Novos tutoriais em vídeo ensinam você a sincronizar seu computador com a Hora Legal Brasileira através do NTP.br. São tutoriais para sincronização com Windows, Free BSD e Linux.

Veja também como configurar os roteadores.


Manter o relógio dos computadores sempre correto é algo que tem assumido uma importância crescente. Relógios incorretos geram reflexos no funcionamento de diversos softwares e sistemas e na segurança dos computadores, redes e da própria Internet. O NTP corretamente configurado resolve isso de forma bastante eficaz, gastando pouquíssimos recursos de processamento e de rede.

O NTP.br vem ajudar a suprir a carência de bons servidores NTP públicos no Brasil, complementando outros projetos existentes.

Como diferenciais, podemos apontar:

- fornece a Hora Legal Brasileira, baseando-se em relógios atômicos do Observatório Nacional, mas localizados em diferentes datacenters; isso torna o NTP.br independente do GPS estadunidense, o qual baseia-se grande parte dos servidores públicos;

- os servidores têm redundância de hardware e rede e estão localizados em datacenters com ótima conectividade à Internet, estando aptos a suportar milhares de consultas por segundo.

Convidamos a todos a visitar o site do projeto em: http://www.ntp.br.

Nele há informações sobre o protocolo NTP e detalhes sobre o NTP.br, há tutoriais de instalação e configuração e é possível monitorar o funcionamento do serviço através de gráficos.

Dúvidas, sugestões, comentários, elogios e críticas podem ser encaminhados para ntp@nic.br.

Atenciosamente,
--
Antonio M. Moreiras
moreiras@nic.br