Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.167.171.186
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

GIZMO

GIZMO por River de Morais e Silva – Amonati - 01/AGO/2006

GIZMO por JOMARO - Lista Velox Brasil - 04/05/2007

Procedimento para criar uma conta nova e ativá-la por JOMARO

Esse procedimento é para quem está tendo problemas  em ativar a conta.


GIZMO por Br-Linux 

         Permite falar de graça com telefones fixos

“Achei recentemente um software capaz de concorrer com o Skype em recursos e que está com um atrativo muito especial: 
 
Você pode falar de graça para telefones fixos no Brasil e ao se cadastrar ainda recebe um número de telefone SIP.

Esse software é o GIZMO (http://gizmoproject.com/) e o funcionamento é o seguinte, você pode ligar gratuitamente para qualquer número fixo que esteja no cadastro de seus contatos. 
 
Então quanto mais usuários cadastrados maior o número de telefones fixos com os quais você poderá falar sem custos :) 
 
O Software é gratuito, mas não é livre, no entanto tem versão para LINUX, além de MAC e Windows também. 

GIZMO por JOMARO - Lista Velox Brasil - 04/05/2007

TUTORIAL DO GIZMO

À primeira vista, o Gizmo Project aparenta ser apenas mais um entre tantos clones do Skype, pioneiro e consagrado software de comunicação VoIP. Da mesma maneira que o original, permite a você conversar com seus amigos, colegas e familiares através de voz ou chat em conexões (PC para PC) ou PC para telefone fixo.

A principal novidade em relação à concorrência beira o surpreendente: a capacidade de realizar ligações gratuitas de PC para telefones fixos e celulares(no Brasil ainda não tem possibilidade para celulares) em mais de sessenta países. 

Infelizmente, a possibilidade de chamadas para telefones celulares está restrita a números de telefones do Canadá, China, Chipre, Coréia do Sul, Estados Unidos, Guam, Hong Kong, Ilhas Marianas, Ilhas Virgens, Malásia, Maláui, Porto Rico, Rússia, San Marino, Singapura e Tailândia. Infelizmente , o Brasil NÃO está entre eles...

Mas há diversos países onde você pode ligar a vontade para telefones fixos (respeitadas as condições), inclusive o Brasil ! Além dos países já citados, encontram-se nesta lista:

Alemanha, Antilhas Francesas, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Guadalupe, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Monaco, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Venezuela e Zâmbia.

O programa possibilita também realizar chamadas para países não citados na lista, além de poder fazer ligações para celulares dos países não atendidos gratuitamente, através da contratação do serviço CallOut que, evidentemente, não é gratuito, mas certamente é mais barato se comparado à telefonia convencional.Já dizia o velho ditado "ninguém dá nada de graça neste mundo". 

Como é possível, então, uma oferta tão inacreditável? 

Realmente há um preço a pagar, mas é o mais justo possível:

Basta ser usuário ativo do programa. Ativo aqui tem um significado particular!

Se você utilizar o Gizmo somente para chamadas a telefones fixos e celulares, mas optar por utilizar, por exemplo, o Skype e o MSN para suas conversas PC para PC, certamente não será considerado um usuário ativo, e suas ligações gratuitas poderão ser interrompidas ou mesmo nem completadas.

Se, por outro lado, você torná-lo sua principal opção de comunicação na Internet, poderá considerar um grande desconto em sua próxima conta telefônica convencional.

Você poderá ligar para qualquer número que desejar. Para começar a colocar a coisa pra funcionar, faça o download em http://www.gizmoproject.com . Escolha versão para Windows ou a versão para Linux. Instale e execute o programa. Crie sua conta, escolhendo seu nome de usuário e senha. 

Com o programa online, acesse o menu "Edit" e selecione "My profile". Em "Telefone da casa", preencha o número de seu telefone fixo, inclusive com código de país e região (o código do Brasil é 55). Preencha a parte de e-mail com um e-mail válido, para verificação do pessoal do gizmo.

Mas atenção: Um número de telefone válido em São Paulo (onde o código é 11) seria algo como +55-11-3333-4444. Preencha também o resto do seu cadastro Clique em "Save" para confirmar a alteração.

A seguir, convide seus amigos, colegas e familiares a utilizarem o Gizmo também. Há duas maneiras de fazê-lo: através da aba em cima, contatos/convidar um amigo, na janela do programa ou diretamente do site do Gizmo. Ensine a eles como preencher seus números telefônicos ao se cadastrarem. Lembre-se que somente se eles cadastrarem os números você será capaz de realizar as chamadas. 

Quem recebe a ligação não precisa estar online, mas deverá possuir uma conta no Gizmo com o telefone corretamente cadastrado ( Não se esqueça de você também colocar o número do seu telefone fixo). Por fim, adicione seus amigos à sua lista de contatos através do aba contatos/Adicionar contatos ou do botão, embaixo, “ Adicionar” e incentive-os a adotar o programa como a principal opção de comunicação na Internet. Deste modo, a redução ou eliminação de conta da telefonia convencional será inevitável tanto para você quanto para eles.

Para realizar as chamadas gratuitas de PC para telefone, basta procurar o contato desejado na aba "Contatos", clicar com o botão direito, e selecionar "Telefone da casa" (ligação para telefone fixo) 
Se, e somente se, vocês estiverem no status tcg “ativo”. 

Para usar a opção de chamada PC para PC, utilize a opção "chamar Gizmo Project". 

Há ainda uma quarta opção, "Chamar SIP". SIP é o padrão mais popular de Voice over IP (VoIP), permitindo que duas ou mais pessoas realizem chamadas telefônicas através da Internet. Funciona exatamente como a opção "Chamar Gizmo Project" tendo, como único diferencial, a capacidade de comunicação com outros clientes de VoIP.

Por fim, para usufruir de todas essas vantagens, é necessário possuir os requisitos mínimos de hardware e softwares, que são: Windows 2000 ou XP, microfone e caixas de som (headset pode ser utilizado opcionalmente, mas é recomendável) e conexão dial-up ( banda larga é extremamente recomendável). 

Há ainda versões para MAC OS X (versão 10.3.9 ou mais recente) e Nokia 770 no site www.gizmoproject.com 

Obs: Só usando muito o gizmo em ligações PC a PC , PC a telefone fixo dos contatos, em conferencia, partyline, etc é q se consegue os status de “Ativo” TCG(Todas as Chamadas Grátis) Procure seu status na aba “página inicial” no topo do gizmo

Crie uma sala de conferencia. EX: 1-222(números fixos da conferencia)-123-1234= 1-222-123-1234. Ponha os números no discador e disque. Informe para seu amigos este mesmo número e poderão ter uma sala de conferencia com “N” pessoas ao mesmo tempo.

Partyline: É uma sala pré-criada no gizmo que você clica e entra na sala. Tem geralmente música e muita gente falando.

Ela vem no gizmoproject junto com os nomes dos seus contatos.


MACETE PARA LIGAÇÕES PARA QUALQUER TELEFONE FIXO NÃO SENDO DOS CONTATOS DO GIZMO, TENDO OU NÃO PC.

Vá ao site www.iphox.com e faça o download, execute, crie um login e senha novos(diferentes), preencha o cadastro e ponha um endereço de e-mail válido diferente do que você usou no gizmo.

Esta conta, no iphox, será sua conta “B”
A conta no gizmo chamemos de “A”
As janelas de “A” e “B” convivem na tela(desktop).

Coloque a “A” como contato de “B” e “B” como contato de “A”.

Para alcançar o status de “ativo” use as contas “A” e “B” ligando você para você mesmo, caso você não tenha tantos contatos disponíveis, o que é bem possível. Também use o conferencia , partyline e chat.

Estando “Ativos” faça o seguinte:
Suponha que você queira ligar para o telefone de Minas gerais: 3223-1234

Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +55-31-3223-1234, Salve e volte à tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique c/ o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em edit e ponha no homephone de “B” +55-31-3223-1234. 
Salve e saia.

Continue na conta “A” Clique no contato “B”
e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.
Se for para os USA.
Ex: 914-954-1234

Vá à conta “B”(iphox) clique em “edit”, depois em “my profile” e ponha lá no home phone assim: +1-914-954-1234, Salve e volte a tela principal. Vá à conta “A”(Gizmo) clique o botão direito do mouse no contato “B” e com o botão esquerdo em “edit” e ponha no telefone de casa “B” +1-914-954-1234.
Continue na conta “A” Clique no contato “B” , e chame o telefone da casa de “B”. A ligação irá para 55-31-3223-1234 como você queria.

Assim está criado o macete pra todas as ligações que você queira.

Existem outros macetes que à medida que você conversa com seus contatos eles vão te ensinando.

Coloque-me como seu contato: jomaro1010


Procedimento para criar uma conta nova e ativá-la

Procedimento para criar uma conta nova e ativá-la

Passo 1 - desinstale o Gizmo
Passo 2 - Vá em “Meu computador” e mande procurar todos os arquivos e pastas que 
comecem com “giz”.
Faça assim: procurar todos os giz*.*
O computador vai mostrar todo arquivo que começa com giz. Delete tudo. 
Se algum não deletar, deixa pra lá. Esvazie também a lixeira
Passo 3 - Vá ao site do gizmo, www.gizmoproject.com e baixe a versão 3. 
Só mande salvar..
Passo 4 - Dê um boot no seu modem. 
Se tiver nele um botão liga/desliga, desligue e daí 
a pouco religue. 
Se não tem botão puxe a tomada dele e após algum tempo ligue de novo. Isso seria o Boot.
Passo 5 - Reinicie o computador
Passo 6 -Instale o gizmo. VC havia baixado mas não instalado ainda.
Passo 7 - Na hora da tela de cadastro, cadastre uma conta nova. Exemplo: vivi,
Coloque a senha, repita a senha e ponha um email, Exemplo: vivi@ig.com.br. 
Não preencha mais nada. Salve e espere a conexão. 
Conectou, faça logoff
Passo 8 - Logue uma conta ativa (preferencialmente). Se não tiver uma ativa use uma 
inativa mesmo
Passo 9 - Logue a conta nova(vivi) no IPHOX.( É igual ao gizmo. Baixe em www.iphox.com e instale. 
Obs : você vai ter à sua frente no seu desktop do monitor gizmo e iphox ao mesmo tempo.
Passo 10 - Vá ao IPHOX, conta vivi, na aba edit/my profile e ponha seu numero de 
Telefone em home phone, salve.
Passo 11 - No gizmo (conta ativa ou não-ver passo 8) vá à aba contatos, adicionar 
contatos e adicione vivi, salve. 
No IPHOX aparece a janela perguntando se vc 
aceita> Yes
Passo 12 - Ainda no gizmo(conta ativa ou não-passo 8) chame o contato vivi e deixe 
falando por 25 min.
Passo 13 - Depois faça logoff no gizmo(conta ativa ou não-passo 8) e logue (outra 
conta ativa ou não-passo 8) deixe por mais 25 minutos
Passo 14 – Proceda mais uma vez igual aos passos 8, 11, 12 e 13
Passo 15 – Repita os passos 8, 11, 12 e 13

Se ainda não tiver ativada a conta (Você pode verificar se está ativa clicando o contato vivi no gizmo), ponha vivi(iphox) no partyline, conference, volte aos itens 8, 11, 12 e 13 logando com outras contas até ativar.

Foi assim que consegui criar e ativar duas contas novas em uma hora de tentativa.

Não sei se vai funcionar com todo mundo

JOMARO


Por River de Morais e Silva – Amonati - 01/AGO/2006

http://gentoo-br.org/river/artigos/gizmo.html

O serviço telefônico tem experimentado uma evolução surpreendente em especial na última década. No Brasil notavelmente ocorreu a popularização do serviço de telefonia fixa e móvel. No mundo, com a evolução da internet conheceu-se um novo modelo de comunicação: A voz sobre IP.

A voz sobre IP é a técnica de transformação da voz em pacotes IP capazes de trafegar pela rede de dados, inclusive pela internet. Apesar do fato da tecnologia não ser nova, apenas recentemente intensificou-se o desenvolvimento de programas que permitem de forma simplificada utilizar um computador doméstico para isso.

O grande “boom” da transmissão de voz sobre ip deu-se com o advento do programa Skype, cujo marketing e o bom funcionamento rapidamente fizeram a base de usuários chegar aos milhões. O Skype além de permitir a conversação de PC para PC gratuitamente, ainda trouxe outros recursos como a possibilidade de ligação de um computador para um telefone na rede convencional e vice-versa, entretanto estas funcionalidades apenas foram disponibilizadas para serem utilizadas mediante a compra de créditos.

Um inconveniente do Skype é o padrão de transmissão de voz, que é proprietário e não permite a comunicação com outros programas preexistentes ou Telefones via IP, como os do padrão SIP e H.323. Nos Estados Unidos, por exemplo, o padrão SIP é largamente utilizado na rede de telefonia, permitindo que a comunicação entre telefones SIP ocorra sem ônus.

Após o aparecimento do Skype vários outros programas de voz sobre IP passaram a disponibilizar o recurso de ligação para a telefonia convencional no Brasil, mediante a compra de créditos, no entanto na esmagadora maioria a tarifa era superior a aquelas praticadas pelo Skype.

Há nesse momento porém no mercado um software capaz de concorrer a altura do Skype: o Gizmo.

Possuindo tarifas praticamente iguais as do Skype, recursos bem semelhantes, utilizando o padrão aberto de telefonia SIP e adotando uma estratégia de marketing incrivelmente agressiva, o Gizmo está conquistando cada vez mais usuários.

O que você acha de poder falar gratuitamente no telefone fixo de um contato seu que não esteja on-line no momento? Pois é, é esta a arma que o Gizmo tem utilizado para ganhar os usuários de outros sistemas similares.

No momento esta estratégia tem sido adotada em aproximadamente 60 países, e o Brasil é um deles.

Para poder utilizar este recurso basta baixar o programa do site http://www.gizmoproject.com/ e ao instalá-lo criar um usuário para você. Depois preencha suas informações pessoais (Account -> My Profile) informando o seu número de telefone fixo e celular (Obs: por enquanto, as ligações para celular no Brasil não são gratuitas, só as fixas). Qualquer outro usuário do Gizmo que queria discar para seu número fixo pode simplesmente clicar com o botão auxiliar sobre o seu nome na lista de contatos e ao ver seu perfil (View Profile), clicar sobre o seu número de telefone fixo, e pronto, o programa realizará gratuitamente a ligação para o número.

Quanto mais pessoas do seu convívio utilizarem o serviço maior será então o número de pessoas com as quais você poderá falar de graça, basta agora divulgar :-) O Gizmo está disponível para Windows, MAC e, claro, LINUX, apesar de não ser livre.

FAQ:

  1. Esse programa é livre?

    Não, ele é gratuito mas o código é fechado.

  2. Quais os protocolos que ele utiliza?

    Para o estabelecimento da conexão de voz ele usa SIP e para as mensagens de texto XMMP (o mesmo do jabber e do gtalk).

  3. Eu posso falar de graça para celular?

    Não, no Brasil por enquanto apenas telefones fixos são gratuitos. Para falar em celular você tem que comprar créditos.

  4. O programa é tipo MSN e Skype? Tenho que ter uma lista de contatos?

    Sim, o programa é como o MSN e o Skype. Você pode conversar por texto ou voz com os seus contatos.

  5. O Gizmo transmite vídeo?

    Não, na versão atualmente testada no linux apenas voz e texto.

  6. Posso ligar para qualquer número então de graça?

    Mais ou menos, você pode ligar de graça para qualquer telefone fixo que esteja nos cadastros de seus contatos, se o número não estiver no cadastro deles você não poderá ligar, a não ser que compre créditos para isso.

  7. Você trabalha pra Gizmo ou tem alguma relação com eles?

    Não, eu sou consultor em código aberto e software livre aqui em Brasília, apenas estou divulgando porque acho que se é bom para mim, pode ser bom para você também :)

  8. Quanto fica para fazer interurbanos?

    Como disse, se o telefone fixo estiver no cadastro de algum contato seu, a ligação é gratuita, seja para um vizinho seu ou para mim aqui em BSB ;-)

  9. Qual o formato do número de telefone eu devo informar no meu cadastro?

    Você deve informar o código do país, o código de área e o número de telefone. Ex: +556133339999

    Nesse exemplo +55 é o código para Brasil, 61 o código aqui do DF e 33339999 o número do telefone.

  10. Só alguns minutos são gratuitos?

    Não, algumas pessoas tem se confundido em relação a gratuidade da promoção, esta promoção prevê que você pode ligar sem limite de tempo para qualquer telefone fixo de contatos ativos seus. Ou seja, se você tem um contato que usa freqüentemente o Gizmo, você poderá falar no fixo dessa pessoa sem problemas.

    Além disso o Gizmo lhe dá 0.25 cents ao se cadastrar, esses centavos podem ser utilizados para fazer ligações para os casos que não se enquadram na promoção, como ligações para celulares, para o seu próprio fixo, ou para o fixo de qualquer outra pessoa que não seja um usuário ativo do Gizmo.

    Porém perceba que os 0.25 cents em nada tem a ver com as ligações para os telefones fixos de seus contatos ativos, as ligações para os fixos de seus contatos ativos podem ser feitas mesmo que você esteja com saldo 0 (zero) no Gizmo e por isso você não precisa de comprar créditos ou pagar qualquer outra coisa para ligar para os fixos de seus contatos.

  11. Sobre ligar de graça para qualquer telefone pelo gizmo, tem algum esquema para continuar ligando após o término do crédito de U$0,25? Consegui ligar de graça sim, mas apenas com esses centavos de dólar. O que você havia dito anteriormente era isso mesmo ou da para ficar falando mais tempo sem crédito?”

    São duas coisas distintas, os 0.25 você pode utilizar para ligar para onde quiser, seja fixo, celular, telefone seu ou não.
    A promoção do Gizmo que tenho divulgado consiste em lhe permitir ligar gratuitamente para o número fixo cadastrado por qualquer contato seu independente dos 0.25. Mas veja que o número para o qual você vai ligar sem custo tem que estar no cadastro de um usuário seu, você não pode simplesmente discar para um número diretamente, é preciso clicar com o botão auxiliar do mouse sobre um contato da lista depois ir em View Profile, serão mostrados os números de telefones cadastrados pelos seus contatos, clique sobre algum número e o Gizmo realizará a discagem sem custo.

    Outra observação é que o contato para quem você vai discar tem que ser um usuário ativo. O que isso significa? Que ele pelo menos de vez em quando tem que se autenticar no Gizmo e usar um pouquinho, imagino que isso tenha sido feito para evitar que pessoas queiram criar vários cadastros falsos, simplesmente para poder driblar o sistema.
    Se bem que se a pessoa tivesse interessada nisso, isso ainda seria possível, bastaria alguém criar duas contas e alternar entre elas, tipo se A quisesse ligar para um número, a pessoa poderia logar-se como B e informar o número no cadastro de B, depois logaria-se como A novamente e realizaria a ligação sem custo clicando no número do cadastro em B. Mas isso não seria ético...

  12. Onde no site do Gizmo explica essa promoção?

    http://support.gizmoproject.com/FAQs/freecalls.php


Gostou desse artigo? Economizou um pouquinho? 

Faça uma contribuição simbólica para o autor :-)

BANCO DO BRASIL - River Morais Silva - Agência 1230-0 - C/C 24.123-7

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind