Como conseguir algo via Reclamações na ANATEL
Dica do Guilherme R Basilio

Olá.

Descobri mais uma "arma" na batalha contra as teles e sua aliada Anatel:
usar a "transparência administrativa" em nosso favor.


O QUE TODO MUNDO SABE:

- reclame na prestadora e anote o número do protocolo. Vencido o prazo (em
geral 2 dias), não perca tempo ligando de novo para a prestadora (vão te
enrolar e esticar o prazo em mais uns dias)...

- reclame na Anatel e anote o protocolo.

- anote sempre todos os contatos feitos: horários, nome dos atendentes que
te deixaram na "ciranda", passeando pela musiquinha até alguém registrar e
dar um protocolo

- no final desse calvário (no sexto dia útil após a reclamação na Anatel),
ligue para a Anatel para saber a resposta... uma resposta que em geral é
absolutamente neutra, que não diz nada nem resolve droga nenhuma...

- você desliga, p. da vida, dá um chute no cachorro, briga com a
namorada.......


A NOVIDADE:

Quando receber a resposta inútil da Anatel, e ficar p. da vida, NÃO
DESLIGUE (nem chute o atendente (risos).

Peça na mesma hora ao atendente (DA ANATEL) para abrir uma nova solicitação
requerendo a "CÓPIA, POR ESCRITO, DA ID" do seu atendimento. Explique que,
insatisfeito(a), você quer a cópia para entrar na justiça contra a
prestadora. Anote o número deste segundo protocolo (requisição da ID).

A tal "cópia da ID" é um ofício (por escrito) da Anatel relatando TODO o
atendimento: sua reclamação, as respostas da prestadora, as respostas da
Anatel blá-blá-blá...

Gente, fiquei besta. Uns dias depois de protocolar o pedido da tal ID, me
telefonou uma moça da Anatel (sensivelmente melhor preparada do que os
atendentes) pedindo detalhes, detalhes e mais detalhes... disse que a
"chefia do setor", antes de assinar o ofício "gosta" de fazer um último
contato com a prestadora para resolver amigavelmente...

Enfim, pela primeira vez, nas dezenas de reclamações que fiz na Anatel,
senti a agência firmemente empenhada em me ajudar a resolver, agindo do meu
lado em vez de contra mim e a favor da prestadora.

Apoizé... agora, ameaça ficar por escrito, documentado, pode ir pro
tribunal... ou pro jornal. Principalmente, a tal da "cópia da ID" vai
mostrar preto no branco, assinado por um funcionário graduado, como a
Anatel trabalha... e o "chefia" não é burro de assinar um papel no qual
podem ser comprovadas a ineficiência, burocratice e inutilidade da agência.


Abçs.
g.

Guilherme R Basilio
Rio de Janeiro, Brazil

http://transconsult.com.br