Compartilhamento de Conexão no Windows XP

Hardware:

Para usar o compartilhamento de conexão padrão do Windows XP, você precisar de duas placas de rede Ethernet no micro que será o Servidor; uma será ligada ao modem, e a outra, à sua rede interna.

Caso sejam apenas dois micros, você pode interligá-los por um CABO CROSSOVER (cruzado).

Acima de dois, você pode usar um HUB (concentrador de terminais) , ou melhor ainda, um SWITCHING HUB ou um SWITCH (chaveador de terminais), que proporcionam um melhor controle do tráfego, tornando sua rede interna mais rápida. Veja Diferenças entre Hub, Switching Hub e Switch

Software:

Para iniciar o Assistente para configuração de rede tecle:

Iniciar, Programas, Acessórios, Comunicações, Assistente para configuração de rede

Utilize o Assistente para:

A configuração abaixo é para o servidor, 
escolha a segunda opção para os outros computadores da rede.

Em caso de dúvida, clique em Exibir um exemplo

Na figura abaixo, a placa VIA seria a placa conectada ao modem, e a 1394 seria a placa da rede local. Em seu micro, as descrições devem ser diferentes dessas. Se a placa de rede é OnBoard, normalmente ela é uma Davicom, ou Sis900. No Brasil, a maior parte das placas encontradas no comércio é Realtek ou compatível. 

DICA: Se você tiver de adquirir as duas placas, recomendamos comprar placas de marcas e chipsets (circuitos integrados) diferentes, facilita bastante na hora da configuração !

Renomeie sua rede, por segurança. Recomendamos utilizar, por exemplo, seu sobrenome.

Esse processo demora mesmo...

Depois de executar esse processo no servidor, repita-o nos micros que compartilharão essa conexão.

Essa configuração é a mais simples que existe, pode e deve ser melhorada, mas para isso é necessário algum conhecimento técnico.