Acesso via Cabo no Espírito Santo - Denúncia

captain@escelsanet.com.br

 
Encontrei vocês por acaso e estou muito contente, pois ha alguns anos venho sendo injustiçado, junto com todos habitantes de minha cidade, por uma empresa monopolizadora do serviço de internet a cabo. bem eu escrevi varias cartas à eles e ja reenviei dezenas de vezes para todos diretores que eu consegui, mas nunca obtive UMA resposta sequer. já tive o telefone desligado na minha cara pelo suporte e sofri vários outros desrespeitos pela equipe desta empresa. O provedor é de Vitória - ES e se chama Escelsanet. alem de cobrar uma taxa pelo serviço internet ela nos obriga a ser assinante de SUA TV a cabo e ainda a pagar mais taxas extras para a empresa de TV. Enfim, é um monte de taxa que soma uma quantia formidável para um serviço que não condiz. Eu particularmente tive que cancelar minha prestadora de TV a cabo favorita, pois nao poderia arcar com a despesa de duas TVs a cabo. Coloco agora as cartas que resumem um pouco do que nós, usuários da escelsanet, passamos e sofremos. isso é só um resumo, há muitas coisas piores.

OBS: logo apos a escelsanet iniciar seu serviço via CATV, foi judicialmente fechada o primeiro e único provedor do estado (e acredito que do Brasil) via cable, InterLink.

CARTA 1:

O que não falta no mundo virtual sao provedores aptos a prestar seus serviços e oferecer inúmeras opções de acesso. Como na maior parte dos ramos comerciais, é notável uma grande diferenciação entre os pequenos e os grandes "mercadores". Os grandes com seu marketing, e os pequenos com seu numero humilde de usuários. Apesar de qualitativamente nivelados, ha no publico uma discriminação por uns e preferência por aquele maior. Será realmente melhor esse maior? Eu como muitos outros escolhi a escelsanet, seja por propaganda seja por indicação. Conta com um suporte técnico aparentemente apropriado e sempre disponível. E mantêm-se na frente dos concorrentes pelo motivo de ser a única a prover via CATV (ou cable modem).

Por uma mensalidade de R$80,00 temos acesso 24h com uma taxa de 128kbps. Parece bom não? É.... só que temos um grande preço a pagar. Com a saída do provedor InterLink (o primeiro de Vitória a prover acesso por cable, com velocidade de 512kbps, superior na velocidade e inferior no preço: R$60,00 mensais) a EscelsaNet se sente na obrigação de explorar o mercado ate a ultima gota de sangue. Exigências um pouco que monopolistas: cabo da TV Net instalado, sendo uma mensalidade paga para Net pela TV + outra paga para Net pelo uso de seus cabos para InterNet + outra paga para Escelsanet pela InterNet. Todas necessárias para se ter o serviço cable. A Escelsanet e a Net, apesar de serem farinha do mesmo saco, fazem questão de cobrar cada uma do seu lado por um serviço bem atrativo. Mas tudo bem... qualquer coisa vale para fugir de um modem e uma linha telefonica :) 

Será mesmo? Será que a EscelsaNet vale mesmo a pena? O cable modem passa uma imagem de evolução, nova vida na internet. Geralmente a primeira pergunta antes de optarmos por ele é: "com o cable poderei fazer tudo que faço com meu modem convencional?" e a reposta dada pelos técnicos repensáveis sempre Será "claro". Analisemos esse "claro"... Com o cable você Não recebe um endereço IP válido para internet, o que significa que voce estará logado com um IP falso fornecido pelo provedor (proxy). Nada de rodar servidores FTP, HTTP, SMTP ou de jogos como Counter Strike ou Quake. Sem um IP valido voce não é capaz de receber conexões diretas a seu computador, como por exemplo um DCC CHAT do mIRC ou um recebimento de arquivo através do ICQ. Resumindo, a conexão a cable o torna um fantasma solitário. Mas ainda é uma boa opção para aqueles que não querem rodar em seus computadores servidores ou receber arquivos pelo ICQ. Pelo menos eu achava, ate o link cair (chamamos de link a conexão entre seu cable e o provedor) por uma semana quase inteira e algumas semanas depois cair por 5 vezes no intervalo de algumas horas. A instabilidade total, inesperada e sem contato prévio causa um certo nervosismo nos usuários. A area de manutenção da Escelsanet, digamos assim, adora "brincar" de "UP" e "DOWN" com nosso link. Mesmo em período de manutenção nenhum aviso prévio é fornecido. Simplesmente temos nossas conexões cortadas, e muitas vezes aquele E-Mail urgente que precisava ser passado é forçadamente adiado para o próximo dia. Sábado principalmente , já evidencia dia de folga do cable, pela dificuldade de encontra-lo linkado. Raramente, se nunca, o cable esta linkado no sábado. E quando esta linkado, a conexão comprovadamente assume características inferiores a um modem de 56k.

Em uma dessas quedas de link a razão dada pelo suporte da EscelsaNet foi falta de energia no sistema. Um pouco engraçado não?!? Pasmem! Faltar energia em uma das subsidiarias (ou seja lá o que for) da própria fornecedora elétrica de Vitória. Parece que esta faltando o sanduíche do Mcdonald deles :)

Para aqueles que não querem o cable, podem escolher a conexão wireless (ou Radio) também oferecida por esse provedor.

Inicialmente ficou em projeto por 1 ano na mata da praia e ate hoje não se sabe mais dela... Razão: "estamos assinando os contratos ainda". E eu, Igor Feghali Barcelos, tive o desgosto de durante todo esse ano de espera preparar folhetos e distribuir para conseguir o numero de condôminos necessários para instalação do serviço.

O Cable cria uma divisão social e "escolhe" com quem quer navegar. Os usuários da praia do canto por exemplo (tinha que ser, bairro de classe alta sempre é privilegiado) não conhecem o desgosto de ter o Cable deslinkado, o link deles é estável, bastante estável.

Voce ainda vai escolher seus sapatos pela marca? Cuidado para eles um dia não cismarem em não querer andar mais...

Se voce concorda com as verdades citadas aqui ou tem seu próprio caso para citar, assine seu nome em baixo e passe para frente. Ajude nossos amigos de Vitória a navegarem por mares tranqüilos.

CARTA 2:

Me envergonha, ter a escelsanet como o que sobrou do pioneirismo capixaba nas conexões a cabo. A grande interlink que saiu na frente de todo Brasil com seu cable de 512k a baixo custo, infelizmente nos deixou. E o que sobrou? uma porcaria monopolista que exige mais do que tudo, conta com um suporte que so sabe falar "estamos em manutenção" e uma conexão de fundo de quintal que nunca esta ON. De todos presentes nos jogos que costumamos jogar, nossa conexão é sempre a pior, principalmente finais de semana (que perde ate para modem normal). Isso é uma vergonha, tanta propaganda para pouca coisa. Com o racionamento pelo visto a primeira coisa que será desligada em nossas casas será essa barbatana que adora piscar o olhinho pra nos. Conexão pobre, a custo nobre. Os teóricos 128k (q já é uma taxa inútil no mundo da banda larga) não passam um modem de 36k que já é extremamente precário. Alem de tudo, ainda somos obrigado a pagar taxas extras porque usamos o modem quando a conexão via cable esta ruim ou ate mesmo off. Limite de 200 megas?é um boato que ninguém sabe responder nada, na pagina não consta nada, mas se ele existir será o cumulo. Recentemente chegou em nossas casas uma carta da irmã de vcs, a net prestadora de tv, que informava aumento na taxa. So faltava mais essa, alem de pagarmos 2X a essa empresa de TV (para termos um serviço de internet.. o que que ela tem a ver na jogada????) ainda somos explorados com aumentos e taxas extras. A manutenção nunca acaba não??? Mantemos contato constantemente reclamando sobre o serviço mas de nada adianta, infeliz Brasil com tantas empresas despreparadas...  


Hoje, somente dois anos apos ter assinado o serviço, nao tenho mais muito a reclamar sobre o Link. Nos finais de semana ele se mostra como nos outros dias e os 'Downs' reduziram drasticamente. Naquela época, como vocês podem perceber minha fúria nas cartas, tínhamos down TODOS os dias e que as vezes durava dias. Já com relação à velocidade, eu tenho uma copia da pagina de marketing deles mostrando claramente a diferença entre o cable que eles dizem oferecer e uma ISDN. Na simulação o cable é mais rápido que a ISDN. como todos sabemos a ISDN trabalha a 128Kb sendo que o cable que eles oferecem usa a mesma TAXA!!!! isso é inacreditável. Por favor peco ajuda de vocês, pois ja nao tenho mais condições de lutar contra esse gigante. Muito Obrigado.

IGOR FEGHALI BARCELOS

VITÓRIA - ES

Relatos de assinantes do serviço:

Eu também sou bastante insatisfeito com o serviço cable.

No princípio o meu modem deixava de linkar constantemente, hoje esse problema foi quase sanado. Entretanto, há um problema que me motiva a migrar para o serviço Velox (um pouco menos porcaria)... em nossa conexão cable não temos um IP na Internet, o Velox, além de fornecer um IP, ainda demora a trocar o IP, o que permite que o usuário possa fazer um acesso remoto em sua máquina com muita facilidade.

Fora isso, não há dúvidas de que o valor pago é muito alto e a velocidade de conexão de 128K já está pra lá de lenta!

E mais: o serviço de webmail Escelsanet é um lixo!

Se não se esforçarem para contornar esse problema, assim que o Velox estiver disponível no meu bairro, eu migrarei.

P.S.: O suporte técnico só não é pior do que o da Telemar!

Alexandre R.


Concordo plenamente com todos os argumentos apresentados.Eu mesmo tive que deixar de acessar a net pois não estava conseguindo pagar a tv a cabo e o acesso a Internet. Será que dispomos realmente de um acesso a 128K?

André Luiz N. A.


Fiquei 1 semana sem link,constataram que era sinal fraco,acertaram,2 dias depois,mais 1 semana sem link,fora a velocidade 3 Kb/s, na discada eu baixava à 5 Kb/s

Eduardo A.


Eu sempre tive conexões da escelsanet, quando eu tinha meu modem 56 k eu era escelsanet, e eles ofereciam uma ótima conexão, logo depois peguei um ISDN e novamente um ótimo serviço foi prestado, mais esse cable modem é um lixo, a única coisa boa nele é qui em jogos como o Counter - Strike o ping é relativamente bom em alguns servidores. Mais eu tenho muito coisa ruim a dizer, a pior falha deles é darem um ip falso pra gente, a gente paga milhões a mais do qui temos qui pagar, eles exploram a gente, prestam um péssimo serviço com muitas quedas na conexão, ficando inviável da gente trabalhar, eu trabalho como webdesign e no dia da entrega de um serviço estava fazendo upload dos arquivos para um servidor ftp e no meio da transferência minha conexão cai, fikou muitas horas em DOWN... o cliente desistiu pois o site tinha qui entrar no ar o mais rápido possivel, resumindo perdi meu negócio, e ainda por cima a escelsanet nem desconta do preço as horas qui a gente ficou sem serviço, a minha vontade não era acabar com a escelsanet, eu acho eles um bom provedor, a minha vontade era de processar eles para qui eles tomem juizo na cara e ofereçam uma conexão decente pelo preço qui eles cobram. Pagamos milhões e nem temo um serviço de DHCP decente, tem lugares qui a gente paga muito menos e tem um serviço decente de cable, infelizmente naum é aqui no ES... A Escelsanet deve ser punida ou advertida e eles tem qui parar de brincar de up e down e colocar um DHCP decente como a gente paga e como a gente deveria ter desde o começo...

Romar L.E.


Estou plenamente de acordo com o seu protesto, hoje mesmo cancelei a assinatura da tv a cabo, mas para continuar utilizando o serviço da internet tive que me sujeitar a pagar uma assinatura de R$19,90 de tv cabo para receber somente os canais aberto e ainda continuar pagando uma taxa de R$ 41,00 + taxa de R$ 38,00 para receber um serviço que não tem boa qualidade Conte comigo para protestar quanto este abuso economico ao consumidor.

R. Oscar


Todos nós assinamos em baixo:

Igor Barcelos

Marcel Klaczko

Pedro Braga

Pedro Lopes

Victor Neto

Renan Padua

Maury Muqui

Bernardo Braga

Geancarlo Lage

Renan Costa

Gabriel Batista

Leando Cassaro

Alexandre Rímolo

André Luiz Norbim de Assis

Carlos abreu

Marcos Paulo (kiko)

Rodrigo Faustini Silva

Romar Luiz Espíndula

Eduardo Almeida

Evandro Carlos Lebarch