Telefônica muda autenticação do Speedy pela terceira vez e não alerta usuários
08/10/2003 - Artigo de Paulo Nader da Cunha

Link Original: http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=7644&z=4 



Você se sentiria tranquilo ao informar esses dados?

Pela terceira vez em menos de um mês, a Telefônica mudou o sistema de autenticação do seu serviço de banda larga. Numa atitude difícil de compreender, e que é no mínimo desrespeitosa com o usuário - para não dizer irresponsável, a empresa simplesmente acrescenta, a cada mudança, dificuldades que até mesmo usuários experientes têm dificuldade em entender.


O começo de tudo...

Na primeira alteração feita, há quase um mês, a Telefônica incluiu uma janela de diálogo que precisa ser clicada para que se possa navegar na Web ou desenvolver qualquer atividade online. Há pouco mais de uma semana, a empresa acrescentou um botão a esse diálogo: passou a ser possível optar por entrar diretamente na Internet, ou em algo chamado Speedy Zone. Ao se clicar na segunda opção, abre-se uma ficha cadastral que deve ser preenchida.


 


Speedy Zone: praticamente inútil para quem usa o Speedy, parece isca para migração

Em nenhum local aparece qualquer informação que indique se esse cadastramento implica na aceitação - ou solicitação - da migração para o Novo Speedy. Depois do lançamento do novo serviço, ligar para o suporte técnico virou quase uma missão impossível. Mas para entender a função dessa nova tela de autenticação, a maioria dos usuários preferiu ligar. O suporte técnico, depois de muitos minutos de espera, informa que o cadastramento e a utilização do Speedy Zone não representam a aceitação, solicitação, ou migração automática para o novo sistema.


Se dá pra complicar, porquê simplificar?

Se já não fosse o bastante, nesta terça-feira os infelizes usuários (infelizes por terem que tentar mais uma vez falar com suporte técnico) se depararam com mais uma janela de diálogo de autenticação nova. Desta vez, a solicitação beira o absurdo: é pedido que se digite, na janela de diálogo da telefônica, o seu login e SENHA em seu provedor de acesso. Sinceramente, não acredito que qualquer usuário tenha se sentido tranquilo ao digitar essas informações para conseguir acesso à Internet através do sistema de banda larga da empresa.


A "janela de díalogo" da discórida

Os três sistemas novos de autenticação, além de aparentemente inúteis - já que o sistema anterior funcionava sem problemas - parecem tentativas repetidas de "tentar seduzir" os usuários do sistema antigo, para que migrem para o Novo Speedy.

Todos os usuários com quem conversei, sem exceção, apresentaram as mesmas reclamações e alegaram não ter recebido qualquer comunicação da empresa. Seja sobre as novas modalidades de autenticação, seja sobre como usá-las.

A Telefônica demorou muito tempo para conseguir uma aceitação razoável de seu serviço de banda larga. Teve inclusive, que melhorar muito a qualidade do serviço, reduzir seu preço e fazer promoções quase "desesperadas" na TV e em outras mídias. Se continuar "respeitando" e "informando" seus usuários antigos como vem fazendo, a empresa vai acabar jogando por terra todo o trabalho que fez até aqui.

E o que é pior: essa sensação de que a empresa está, claramente, tentando fazer os usuários do serviço antigo migrar para o novo, só causa antipatia. Muitas das pessoas com quem falei não só não pretendem migrar, como começam a se irritar com o descaso da empresa e falam em mudar para outras opções de banda larga.

Paulo Nader da Cunha


BABOO
http://www.baboo.com.br/ 


Artigos Relacionados :

  Vírus brasileiro protesta contra Novo Speedy (22/09/03)
Está circulando na web uma nova variante do vírus Opaserv, aparentemente criada por brasileiros, com mensagens de protesto contra a Telefônica.

  Speedy - Novas regras anulam vantagens da conexão rápida (17/09/03)
Trata-se de um produto que nasceu bom, mas que foi piorando aos poucos, devido às constantes mudanças de regras da empresa.

  Para Abusar.org, 'usuários só saem perdendo com o Novo Speedy' (15/09/03)
"Menos coisa e mais limitação por um preço maior." Foi assim que Horácio Belforts, presidente da Abusar (Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido), descreveu o Novo Speedy, anunciado hoje pela Telefônica.

  SpeedyZone para 'Novo Speedy' entra em funcionamento (14/09/03)
O Speedy, serviço da telefônica de acesso a internet em alta velocidade, que sofreu recentemente grandes modificações, ganhou um novo portal com funções interessantes.

  Speedy muda sistema de autenticação e não avisa usuários (02/09/2003)
Depois da "epidemia" de worms e vírus, Speedy assusta usuários...

  NOVO SPEEDY - 256 Kb funcionando a 2Mb e 3 GB de limite de tráfego mensal (02/09/2003)
Mudanças já começaram - e serão várias...

  Exclusivo: NOVO SPEEDY permitirá compartilhar até 15 computadores mesmo em contratos HOME (11/08/03)
A notícia vazou por e-mail. Leia as informações passadas pelo suporte técnico do Speedy.