Artigo nº 70

A BANDA LARGA NAS SUAS MÃOS

Antônio Tomaz de Carvalho*

Os serviços de internet móvel vem dominado o mercado tecnológico nos últimos anos, o que acontece em especial nos últimos dois anos, a gente só via em cenas de filmes científicos. Como o sistema de conversação em tempo real onde você consegue ver a pessoa com quem está falando através de um pequeno visor, o detalhe é que ambas as pessoas podem estar em movimento e em qualquer parte do globo, basta que ambas as pessoas tenham em seu dispositivo móvel a mesma tecnologia.

Sem querer tirar o mérito de outras empresas tecnológicas, muito disso se deve em especial as empresas de telefonia móvel, que começaram esta corrida tecnológica sem data para terminar. Cada operadora dispõe-se de uma tecnologia, mas os serviços prestados são sempre iguais. O Brasil em especial ainda se encontra um pouco defasado em relação as suas tecnologias, mas não muito se compararmos com outros países e o padrão social e econômico do brasileiro. A única coisa em que o Brasil realmente precisa melhorar são suas tarifas por serviços prestados, para que os serviços de internet móvel seja acessível a todos. 

Um ponto importante de observarmos é o quanto os serviços de internet móvel são úteis, e o quanto pode ser favorável a uma pessoa. É bom também visar que a grande maioria dos usuários em se tratando dos serviços de internet móvel celular usa seus serviços por lazer/hobby. Mas se tratando de quando o assunto for serio a tecnologia e bem usufruída. Imagine para um reporte ou cinegrafista o quanto são úteis os serviços de internet móvel, pois para o cinegrafista ele pode fotografar qualquer coisa e enviar para os amigos e usuários de seu serviço em instante, para o repórter então nem se fala, além de fotografar, gravar imagens e entrevistas ele poderá enviar todos os dados adquiridos em segundos para a redação e tudo a tempo de ser publicado praticamente em tempo real.

É bom relembrarmos a evolução dos serviços em tão pouco tempo, pois a três anos atrás quem já utilizava serviços limitados como o SMS ( Short Messaging Service) para o envio de mensagens curtas e o MMS ( Multimedia Messaging Service) serviço de mensagem multimídia, já estava super satisfeito e achavam que isto era o top da tecnologia. Mas a grande tecnologia que serviu para dar inicio e suporte para desenvolver e aplicar os serviços de hoje, foi o protocolo WAP ( Wireless Application Protocol). WAP é um protocolo de acesso e aplicação sem fio para prover páginas de web para dispositivos móveis. Vale observar também que os serviços sitados anteriormente SMS e MMS não são aplicativos do navegador WAP, pois os serviços são aplicativos de mensagens e não de navegação.

Outro item importante que vale a pena ser lembrado são as redes de transmissão de dados. Estas redes sofreram uma grande mudança para suportarem os serviços de dados digitais, pois substituíram as antigas e até então tradicionais redes discadas, muito usada pelas telefonias e que não suportava tamanhos serviços. Com a implantação das redes de dados por pacotes, que mantém seu dispositivo conectado ao servidor diretamente. Os serviços poderam ser cada vez mais ampliados, estas redes dispõem de maior largura de banda que consequentemente irá consistir em maior números de serviços prestados e maior desempenho do sistema. Em relação aos custos de tarifação, os valores são cobrados a partir do volume de dados utilizados e não pelo tempo de conexão, portanto sua preocupação com o tempo pode acabar, você irá depender única e exclusivamente da qualidade da conexão, totalmente o oposto se você estivesse usando os serviços de rede discada. 

Hoje com mais maturidade as tecnologias de acesso a internet móvel celular estão calçadas nos novos lançamentos e serviços em busca de se atualizarem as novas gerações. O Brasil hoje está no mais puro momento de transição, pois oferece serviços classificados na 2,5G (Geração), ou seja estamos com o pê na 3G (Terceira Geração). As operadoras dispõem de plataformas com tecnologias padrões muito conhecidas de todos como CDMA e GSM, mas totalmente atualizadas e com dados em alta velocidade, aproximadamente 60 Kbps na 2,5G e podendo chegar a 384 Kbps na 3G. As tecnologias podem ser nomeadas como o WCDMA, CDMA 2000 1xEVDO, GPRS e EDGE.

Há tecnologia também, que se encontra cada vez mais ganhando espaço. É o caso da tecnologia Bluetooth, uma tecnologia de acesso rápido e sem fio, assim conhecida. Que provê maior mobilidade através do seu dispositivo móvel e com serviços ilimitados. Através de um dispositivo equipado com a tecnologia Bluetooth você consegue estabelecer contato e serviços a um preço mais acessível e com melhor desempenho, mas para que o serviço funcione e necessário que ambos os dispositivos estejam equipados com o chip da tecnologia. A única desvantagem da tecnologia é seu curto limite de alcance. 

Em relação a novidades de serviços, não sei se este item pode ser classifica como um "Serviço" de comunicação móveis. Mas é uma área em que as empresas estão investindo muito, tanto as empresas que desenvolvem o produto como aquelas que comercializam. Esta tecnologia é a de games/jogos. Onde o alvo principal são as operadoras de telefonia móvel, pois muitas aplicações e testes estão sendo feitos por empresas que produzem jogos especificadamente para celulares. Já existe sistema em que os jogadores podem se enfrentar usando o celular, ou tendo como adversário um usuário no PC. Em países como o Japão os serviços de games representa cerca de 15% da fatura das operadoras móveis anualmente, isto pode ser considerado bom, pois rende à operadora uma faixa de US$ 190 milhões por ano. O Japão também pode ser considerado o país que mais investe nos desenvolvimento de novas tecnologias.

Do oriente também está vindo a novidade de assistir TV no celular, apesar desta tecnologia estar como bons princípios também na Europa, mas as novidades maiores estão vindo mesmo do Japão e Coréia. Na Coréia por exemplo já está funcionado a TV no celular via satélite. O Brasil por sua vez também já tem operadoras prestando o serviço mas não com toda ênfase de qualidade e números de canais encontrados nas operadoras lá de fora, até então. Este sistema de TV no celular está sendo conhecido como MobileTV. 

No Brasil as tecnologias são implantadas, apesar de termos bons centros de pesquisas. O país está hoje entre os cinco maiores mercados de comunicações móveis do mundo, isto são os números de 70 milhões de usuários. Estes números estão aumentado a cada mês, pois é muito difícil de encontrar algum usuário satisfeito com seus serviços e aparelho, ele está sempre querendo se atualizar. Com a mesma rapidez com que os números aumentam, as tecnologias chegam até nós e logo ficam para trás, devido a novos lançamentos. Portanto se você tem um celular ou dispositivo móvel que ofereça serviço como sintonizador de TV e rádio, camera com alta resolução e outros pacotes de aplicativos, você terá um bom tempo para desfrutar dos chamados serviços atuais. Mas quando você menos esperar já estará no mercado, novos e atraentes serviços, que você não hesitará em obte-los. 

*Antônio Tomaz de Carvalho é formado em telecomunicações,
e é engenheiro do grupo TMS  empresa TM SIP.