Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.224.83.221
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

Quem está feliz com o acesso a banda larga hoje no Brasil ? 
Por : Alex C. Castilho 22/05/2007

A pergunta que não quer calar é: Quem está feliz com o acesso a banda larga hoje no Brasil ? 

Mesmo com todas as privatizações das Teles, os serviços de telefonia e internet no Brasil continuam a desejar e muito, não bastasse conter as pessoas com velocidades reduzidas e preços escorchantes, resolveram botar em prática o que já vinha sendo planejado a tempos, cobrar pelo tráfego de dados. 

Bem o que isso representa? Significa que no mundo atual, na era da informação, estamos sendo cerceados por empresas monopolístas, de distribuição de serviços de internet, forando portanto um cartel das teles e nets da vida. Cerceados de diversas formas e truques marqueteiros, sobre o que prometem entregar e o que entregam, sobre o preço que prometem cobrar e o que cobram, além da forma que lhe atendem na compra e a diferença no atendimento posterior por algum problema. 

Na metade dos anos 90, a internet era considerado luxo, e para poucos afortunados, tinha que se pagar caro por um provedor de acesso, recordo-me na época de alguns famigerados provedores, são eles, UOL, STI, Mandic, entre outros. 

Com a chegada do acesso gratuito à internet com provedores como IG (anteriormente chamado de Internet Gratis) e outros o plano de negócios dos provedores de acesso tornaram-se área secundária, sendo constituída a venda de conteúdos e propagandas para o sustento do negócio, proporcionando novas áreas de atuação e gerando concorrencia neste mesmo mercado, chegando ao ponto de lhe pagarem para utilizar a internet discada, como é o exemplo do Orolix. 

Depois, com a chegada da internet banda larda, os acessos discados foram sendo gradualmente substituído por acessos ADSL, Cable, Rádio entre outros, de forma que o lucro das teles com pulsos utilizados para a conexão diminuísse drasticamente, além da própria tecnologia proporcionar maior velocidade e conforto a usuários e empresas que utilizam-se destes serviços. 

Todo o processo de modernização ocorria perfeitamente, até meados de 2004/2005, os preços de acessos a banda larga diminuia, a velocidade aumentava, assim como a disponibilidade destas tecnologias nos grandes centros, chegando inclusive a algumas áeras menos favorecida.

O problema foi que apartir deste ponto, as teles, e empresas de cabos, em formato de cartel, resolveram que iriam utilizar-se de outra forma de negócio para coibir o uso pleno de suas tecnologias, além de poder cobrar mais e mais, pelos acessos, retrocedendo inclusive a todos os avanços alcançados até meados de 2005. 

Porque as empresas de cabos e as teles estão "boicotando" os usuários e empresas com propagandas enganosas, produtos e serviços de péssima qualidade além de não disponibilizarem toda a tencologia existente? 

É muito simples, empresas como Telefonica, GVT, BrasilTelecom, Telemar e outras vendem muito mais do que suportam vender, onde um mercado emergente e com grande perspectiva de crescimento não tem credibilidade por parte das empersas estrangeiras, estas as quais foram vendidas pelo governo para que resolvessem o problema do gargalo de telecomunicações no Brasil, desta forma formando um novo gargalo, onde a procura é muito maior do que a oferta, inclusive pelo fato de não haver uma concorrência real nesta área, desta forma os contratos de prestação de serviço oferecem SEMPRE a garantia de 10% da velocidade contratada, ou seja, se você tem uma conexão banda larga de 200 kbps, a garantia de velocidade para esta conexão é de 20 kbps, ou seja, menor do que a velocidade de linha discada, na qual a maioria das vezes alcançam taxas superiores a 33.600 kpbs, a mesma coisa ocorre com bandas de superior velocidade.

Outra forma de cobrar mais e impedir o compartilhamento é utilizar-se de franquias de consumo de dados trafegados, ou seja, existe uma capacidade máxima de dados que podem ser trafegados em sua conexão por mês, independentemente da velocidade contratada, cito o exemplo de um contrato com Virtua, internet banda larga via Cabo de TV paga, onde a velocidade adquirida é de 2 MB, e a franquia é de 20 GB por mês, após a utilização desta franquia a velocidade cai para 200 kbps, digamos que vc. utilize sua internet 24 hs. por dia, trafegando vídeos, musicas ou mesmo atualizando seu sistema operacional ou realizando estudos, e utilize a velocidade completa de 2 MB, você comprirá esta franquia de 20 GB em torno de 34 horas, ou seja 1 dia e meio, e o restante do mês irá trafegar a velocidade de 200 kbps, ou seja, você paga para utilizar o serviço de 2 MB por um mês, mas pode ocorrer de você utilizá-lo por apenas 2 dias. 

Existem outros planos com franquias maiores, por exemplo, o plano de 4 MB do mesmo Virtua a franquia é maior, mas a proporcionalidade é a mesma, ou seja, seja lá qual for a velocidade da sua internet sempre terá que reduzir seu uso para que possa atingir a meta de franquia mensal, e é isso que não é explicado pelo "General SKAVURZKA" a seus clientes na propaganda. 

Essa é a realidade atual da internet no Brasil, porém o que é mais lamentável é não haver uma opção de troca ou equivalência dos serviçoes perstados, ou seja, se não tem solução, solucionado está. O que realmente é intrigante é saber o porque um cidadão comum assinaria uma internet banda larga para baixar seus e-mail, navegar em um site de notícias, fazer e enviar suas planilhas, é obvio que a tecnologia de banda larga veio para possibilitar a utilização de áudio e vídeo, possibilitando o compartilhamento pleno e irrestrito ao conhecimento e informação, onde até isso estão restringindo através de Traffic Shaping, para a utilização restrita da banda em programas P2P como eMule e Torrents. 

Acredito que nós, e apenas nós usuários de tecnologias podemos mudar este quadro dramático da telecomunicação no Brasil, acabar com os carteis e gerar concorrência leal entre as operadores e prestadores de serviços de inetrnet, de que forma? 

Protestando, encaminhando diversas reclamações nos jornais e imprensa de todo o Brasil, pois se há alguma coisa que as operadoras cuidam melhor do que seus contratos com clientes é seu nome.

Alex C. Castilho


Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind