UM SERVIÇO CHAMADO "BANDALARGA"

Adalberto Schiehll 

Internetsul - Vice-Presidente SIM Telecom - Consultor adalberto@schiehll.com.br

Os textos a seguir tratam de um serviço de uso universal e de interesse geral. 

Estão divididos em 3 artigos:

1 - O QUE É BANDALARGA (02/08/2006)
2 - TARIFAÇÃO DO SERVIÇO BANDALARGA (04/08/2006)
3 - SOBRE O SCD - SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL (07/08/2006)

====================
1 - O QUE É BANDALARGA ?

Segundo o Sr. Rogério Santanna: 

"A bandalarga será o sistema nervoso da nova economia".

No dicionário Aurélio não consta ainda o verbete bandalarga, e na enciclopédia wikipedia - http://www.wikipedia.org.br - é descritA como: qualquer conexão acima da velocidade padrão dos modems analógicos. 

em inglês é chamado "broadband". 

Pode ser resumido como sendo um meio para a conexão de computadores à rede Internet, de maneira contínua e permanente, isto é, sem necessitar conexão (discada, por exemplo), com alta velocidade para download (busca de arquivos e dados disponíveis na rede). 

Minha sugestão é escrever, assim mesmo, tudo junto - bandalarga - pois não se trata mais da composição de 2 termos, mas de uma nova palavra, gerada pela tecnologia da idade contemporânea. 

Comercialmente algumas denominações tentam, através do marketing e publicidade, tornar-se sinônimas de "bandalarga". 

Assim como "gilette" significa aparelho de barbear, alguns produtos ou tecnologias com nome de "Turbo-Jato", "Netspeedy", "Velox-Virtua", ou algo parecido, querem fixar na mente do consumidor, o serviço que representam.

A penetração deste serviço no Brasil é de 6,7% dos domicílios. Para comparar, na Coréia do Sul este índice é de 25% e em Israel é de 16,5% (Fonte: Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2006). 

A bandalarga é oferecida por diferentes provedores e operadores. Estimo que o Brasil tenha cerca de 1.000 empresas que trabalham com bandalarga. 

Cerca de 500 são legalizadas e as demais são pequenos provedores em fase de regularização. 

Para fornecer o acesso à Internet VIA WiFi uma companhia deve obter junto à ANATEL a autorização do SCM - Serviço de Comunicação Multimídia. 

Verifique se o seu provedor é regular: http://sistemas.anatel.gov.br/stel/consultas/ListaPrestadorasServico/tela.asp?pNumServico=045

UTILIDADE DA BANDALARGA:

A bandalarga é a promotora da convergência de serviços digitais (e não apenas a convergência da cobrança conjunta de alguns produtos de telecom/telefonia, como certas operadoras divulgam em seus comerciais). 

Através da bandalarga podemos ter acesso a todos os serviços de telecomunicações, como telefonia, sistemas de informação e banco de dados, serviços de segurança on-line, áudio em diversos formatos, transmissão de imagens ao vivo ou filmes gravados, servindo ainda como o canal de retorno da TV Digital. 

Todos estes serviços em mão dupla (upload e download) e disponíveis 24 horas por dia, através de um único ponto de acesso dentro de casa.

UMA NOVA REDE:

Rede é a palavra-chave para entendermos a extensão que pode ter o serviço bandalarga. 

Em outro artigo comentei sobre os tipos de rede para comunicação de dados (wireless, cabeadas, de curta e longa distância). 

Estas redes são o meio físico por onde circulam os bits e bytes. 

Aqui o termo REDE vai além, são redes de serviços (bancários, governo-eletrônico, Detran), redes de informações e notícias, redes de relacionamentos (orkut, MSN, ICQ, chats, listas, fóruns), redes de entretenimento, jogos e diversão. 

Este conjunto de "redes virtuais" é também chamado de CONTEÚDO DA INTERNET.

Esta vivência do ser humano na NOVA REDE MUNDIAL (WWW-World Wide Web) é prevista e explicada pelo físico Fritjof Capra em suas obras e teorias (sobre a visão Gaia e teoria do caos, por exemplo). 

Sugiro a leitura deste autor, para entender a nova geração que já está vivendo dentro destes conceitos e modelos de auto-organização e sabedoria. 

E indico cuidado e atenção para as pessoas da geração passada (como eu) que deixarem "escapar" a compreensão disto, pois poderão estar, conforme disse Capra, com "crise de percepção".

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS:

A moderna grande oportunidade de negócios é a criação e implantação de redes de serviços sustentáveis, de qualquer modalidade, na INTERNET (redes físicas, psicológicas, de negócios, ambientais/ecológicas, políticas, alternativas, atômicas, sociais, sem citar os sistemas de informações e de dados já existentes). 

Na última Futurecom um CIO da CISCO para a América Latina resumiu as possibilidades de negócios neste mercado com a expressão: "tremendous opportunities". 

Arrisco a dizer que a atual "bolha de negócios de tecnologia" que se verifica nas bolsas de investimentos está baseada na visão de que este é o cenário da nova plataforma de negócios: A REDE.

IMPORTÂNCIA DA BANDALARGA:

Não será a China ou a Rússia o novo "poderoso" do mundo, mas sim uma rede internacional (international net) totalmente entrelaçada, sem fronteiras ou divisas. 

Esta nova situação obrigará (ou já está obrigando) a revisão dos conceitos de negócio, de compra-venda, de poder e da relação de trabalho na nossa sociedade. 

Tudo isto, iniciado e proporcionado através de uma rede de dados, chamada INTERNET, que é acessada através do serviço chamado BANDALARGA.

[   ],
Adalberto Schiehll
Internetsul - Vice-Presidente
SIM Telecom - Consultor
adalberto@schiehll.com.br

Observação: este texto representa ponto de vista do autor, não necessariamente das entidades que representa.