A Origem do @

O símbolo @ surgiu do entrelaçamento de letras para substituir  a preposição latina "ad", que tinha, entre outros, o sentido de "casa de". Foi criada pelos copistas, responsáveis pelas escritas na Idade Média, para simplificar o trabalho e economizar material,  uma vez que tinta e papel eram artigos caríssimos na época.

O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço. Por exemplo: o registro contábil "10@£2" significava "dez unidades ao preço de 2 libras cada uma". O símbolo então ficou conhecido, em inglês, como at (a ou em). Como nessa época o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contábeis dos ingleses, os espanhóis, que desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @, acharam que ele seria uma unidade de peso

Na ocasião, a unidade de peso comum para os espanhóis era a arroba, cujo "a" inicial lembrava a forma do símbolo, o que contribuiu para reforçar essa teoria do peso e fez com que os espanhóis adotassem esse símbolo para arroba.

Arroba veio do árabe arruba, que significa "a quarta parte". Cada arroba pesa 15 quilos em números redondos e corresponde a um quarto de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 quilos). Quando o primeiro programa de correio eletrônico (email) foi desenvolvido, em 1972, Roy Tomlinson, o criador, aproveitou o sentido "@" (at), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Dessa forma, @ passou a ser usado também na forma "fulano@provedor X", ou seja, "fulano no provedor X".

_________________________

Colaboração enviada por Vinícius Álvares Lopes