Acelere sua conexão com a Internet

Questão de Jeitinho

12/07/2002 11:40:16
PC World - http://pcworld.terra.com.br/pcw/pratica/dicas/internet/0178.html

Talvez você pense que já está extraindo a velocidade máxima de sua conexão com a Internet, mas tem grandes chances de ganhar pelo menos mais alguns kilobits por segundo da sua configuração. Estas dicas vão ajudá-lo a fazer seu link funcionar a todo vapor.

Obrigado por mais memória. Dar mais memória ao seu PC não fará o modem trabalhar com mais eficiência, mas pode melhorar substancialmente sua experiência on-line. Quando figuras, texto e outros elementos de uma página Web passam através do modem e chegam no PC, são armazenados em uma porção da memória do PC chamada cache. O tamanho do cache é controlado por um parâmetro de configuração no seu navegador: quanto maior o cache, mais conteúdo Web você armazena e mais rápido poderá acessá-lo. Se você alterna entre páginas Web repetidamente, um cache maior vai poupar-lhe muito tempo. De qualquer modo, se o computador tiver menos de 64 MB, você deve a si mesmo e a suas aplicações mais memória. É uma atualização muito eficiente em termos de custos: um módulo de memória de 128 MB típico custa menos de US$ 30 e alguns módulos de 256 MB custam só um pouco mais. Lembre-se, porém, que os pentes de memória para PC são mercadorias de consumo e os preços podem mudar rapidamente.

Quando seu sistema fica sem memória, o Windows copia os dados excedentes para o disco rígido. Para aumentar a velocidade em que os dados fluem para dentro e para fora do disco rígido, use o utilitário Desfragmentador de disco do Windows (na maioria das versões, você pode encontrá-lo em Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de sistema).

Para que UART? Os dados se deslocam entre o PC e o modem para linhas discadas via chip UART. De vez em quando, as configurações Windows para o chip criam um gargalo que retardam a transferência dos dados. Para alterar esses ajustes, abra o Gerenciador de dispositivos do Windows (na maioria das versões do Windows, você clica com o botão direito do mouse em Meu Computador, escolhe Propriedades e clica na guia Gerenciador de dispositivos; no Windows XP, você tem que clicar na guia Hardware sob Propriedades do sistema e depois escolher o botão Gerenciador de dispositivos). Em seguida, dê um duplo clique na entrada para seu modem e selecione a guia Modem. Ajuste a entrada na caixa Velocidade máxima para o valor mais alto possível, em geral 115.200. Se esse ajuste causar problemas, retorne a entrada ao valor anterior.

Atualize o driver. Para extrair o máximo de qualquer dispositivo, o Windows precisa usar o driver mais apropriado disponível e, dificilmente, será aquele já está instalado no seu sistema. Muitos modems e placas de rede podem funcionar com drivers escritos para modelos diferentes e até marcas diferentes, mas, certamente, você obterá melhor desempenho de um equipamento quando usar o driver específico para ele. Para identificar o driver que está usando atualmente, abra o Gerenciador de dispositivos do Windows e dê um duplo clique na entrada para seu modem ou placa de rede. Selecione a guia Driver e escolha Detalhes do arquivo de driver (Detalhes do driver no Windows XP). Se o fabricante, o nome e o número do modelo do produto não casarem com os do dispositivo que você está usando, vá ao site do fornecedor e baixe o driver mais novo para o dispositivo. Verifique o número da versão do driver instalada para ter certeza de que não está desatualizada. A maioria dos fabricantes atualiza os drivers freqüentemente.

Dica rápida: O mais novo é o melhor?

Quem usa um modem que trabalha à velocidade de 33,6 kbps ou menos deve comprar um modelo novo. Se você usa um modem V.90 de 56 kbps, porém, tem poucas razões para atualizar para um no padrão V.92. Embora ofereça conexões discadas mais velozes, upload mais rápido e recurso de chamada em espera, o novo protocolo não aumenta substancialmente a velocidade de download de dados. E, para que os recursos novos funcionem, seu provedor também terá que estar tem que estar habilitado para operar com o V.92, tarefa que os provedores não estão apressando-se em fazer. Ainda assim, se seu provedor trabalha com V.92, talvez valha a pena pensar no caso antes de tomar qualquer decisão.

Qual é o tipo da sua linha telefônica? A tecnologia usada por modems de 56 kbps para atingir velocidades de transferência acima de 33,6 kbps requer uma conexão muito limpa entre seu PC e os servidores do provedor. As linhas telefônicas em algumas regiões não estão à altura da tarefa. Se você ouvir algum ruído ao fundo de uma ligação telefônica, em uma conversa convencional por voz, peça que a companhia telefônica troque os fios que vão até a sua casa.

Se você não conseguir fios novos, experimente discar um número de acesso diferente para seu provedor. A maioria deles oferece mais de um número para uma determinada área. Certifique-se também de que a velocidade de transmissão do número para o qual você está discando é compatível com a velocidade do seu modem. Você pode estar usando uma linha de 28,8 kbps ou uma linha que só trabalha com o padrão 56kbps pré-V.90 (K56flex ou X2).

Via de duas mãos. A maioria das conexões de alta velocidade destina-se a pessoas que querem download rápido, mas não necessariamente upload veloz. Por isso, a velocidade de download ultrapassa em muito a velocidade de upload. Se você envia arquivos gráficos complexos, grandes bancos de dados ou outros arquivos volumosos pela Internet via ADSL, um link de satélite one-way ou algum outro serviço assimétrico, provavelmente sente a pressão dos limites de dados que saem da sua máquina. Solução: atualize seu serviço.

SDSL é um serviço DSL voltado para empresas que, tipicamente, oferece velocidades de upload superiores – a um custo mais alto, é claro. Prepare-se para pagar praticamente o dobro do que desembolsaria por um plano assimétrico.

Se você é usuário de banda larga por satélite, provavelmente usa um modem analógico para fazer o upload de dados.

Dica rápida: Reinicie o modem

O modem não está funcionando? Desligue-o, espere pelo menos um minuto e reinicie-o. Leia na documentação o procedimento certo para reiniciar o dispositivo. Talvez demore um pouco para restabelecer uma conexão com o provedor e, dependendo do tipo de serviço, talvez o provedor também tenha que reiniciar o dispositivo de conexão.

Acelere a partida. Provavelmente, você pode conectar-se mais rápido instruindo seu modem a não executar tarefas desnecessárias. No Windows 9x, abra Meu Computador, dê um duplo clique em Acesso à rede dial-up, clique com o botão direito do mouse no ícone da sua conexão discada e selecione Propriedades. Na guia Tipos de servidor, desmarque Efetuar logon na rede, Compatível com IPX/SPX e NetBEUI. No Windows Me, selecione a guia Redes na caixa de diálogo Propriedades da sua conexão e desmarque NetBEUI e Compatível com IPX/SPX, e, sob a guia Segurança, certifique-se de que o item Efetuar logon na rede esteja desmarcado.

O que há em um nome de domínio? Quando você clica em um link, o PC, primeiro, envia o nome do site desejado (como www.pcworld.com.br) a uma extensa lista de nomes e seus endereços IP correspondentes. A lista, armazenada em um servidor de domínios, traduz o nome do site em sua forma numérica e envia a solicitação.

Você pode acelerar a conexão encurtando essa etapa de pesquisa. Normalmente, sua solicitação viaja para o provedor, onde é comparada a zilhões de nomes e endereços. Ferramentas como o IPexpress, da CBS Software, o ExtraDNS, da ExtraTools, e utilitários similares permitem que você crie um pequeno DNS em seu disco rígido, para acelerar o processo de pesquisa. O ganho de desempenho que esses programas oferecem varia imensamente de sistema para sistema, mas, certamente, vale a pena experimentá-los. Na nossa biblioteca do Fileworld (www.fileworld.com.br), você encontrará links para essas ferramentas (versões de demonstração para shareware).

Mas não se esqueça de manter atualizado o arquivo DNS na sua unidade de disco rígido. Se um site tiver sua entrada DNS alterada, o endereço poderá sair do alcance do radar do seu navegador.

Veja também:
Acelere sua conexão: Introdução
Acelere sua conexão: Prepare-se para acelerar
Acelere sua conexão: A mecânica da Internet
Acelere sua conexão: VPN